1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba Como Estudar em Faculdade Particular com Parcelas que Cabem no seu Bolso

Todos sabem a importância de investir em qualificação profissional, já que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Os recrutadores estão a cada dia mais seletivos e exigentes com as competências dos candidatos.

O primeiro ponto a ser observado no currículo é o nível de ensino, seguindo pelos cursos extra-curriculares. Por isso, fazer uma faculdade é tão importante para que a pessoa conquiste a vaga dos sonhos.

Porém, essa “obrigação” pode ser um pouco mais difícil para algumas pessoas do que para outras. Algumas pessoas não podem arcar com o valor total das mensalidades de uma faculdade. Por isso, hoje vamos te dar algumas dicas de como estudar em uma faculdade particular mesmo com a grana curta.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Como Organizar as Contas para Pagar a Faculdade

Antes de sair a procura das opções é preciso organizar o seu orçamento. Isso mesmo, pegue um papel e uma caneta e organiza os seus gastos mensais e veja quanto sobrou. O valor restante será destinado ao pagamento da sua faculdade. “Mas sobrou muito pouco, não tem como pagar só com isso”.

Talvez você não saiba, mas não é preciso fazer todas as disciplinas de um semestre juntas. Para cada curso, existe um número mínimo de disciplinas que o aluno precisa cursar por semestre, por exemplo, 3 ou até mesmo 2. Isso vai reduzir o valor da mensalidade pela metade.

Mas se, mesmo assim, o valor estiver muito alto e o seu orçamento não está chegando ao valor mínimo, pegue as contas que organizou anteriormente e veja quais despesas sao desnecessárias e podem ser cortadas ou reduzidas. Por exemplo, é possível escolher um plano de telefone mais barato.

Analise as Possibilidades

O segundo passo e, talvez, um dos mais importantes é analisar as possibilidades que você tem. Nessa etapa é importante não ter preguiça de correr atrás, pois é fundamental que você analise com cautela cada uma das grades curriculares das faculdades que oferecem o curso que deseja fazer.

Cada curso tem um orientador que fica a disposição dos alunos e possíveis novos alunos para auxiliar com problemas ou dúvidas. É importante marcar um horário de atendimento com esses coordenadores para saber detalhes sobre a metodologia de ensino.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Outra opção é conversar com alunos das faculdades que você está analisando para ver o ponto de vista dos estudantes do seu curso. Pode parecer chato, mas é importante que você procure saber se esses alunos estão satisfeitos com o ensino da instituição.

Depois de todas as análises você precisa decidir em qual faculdade quer estudar. É importante que nesta hora você leve o custo-benefício em consideração, mas que não escolha X faculdade só porque ela é mais famosa do que as demais. Lembre-se que o seu orçamento é curto e quanto mais conhecida a faculdade, mais cara será a mensalidade.

Além disso, é importante saber que a faculdade vai depender muito mais do interesse do aluno em aprender e em questão de dedicação.

Bolsa de Estudo Educa Mais Brasil

Outra opção que pode facilitar a sua vida são as bolsa de estudo do Educa Mais Brasil. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse não é mais um dos programas de bolsas de estudos do Governo Federal.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

O Educa Mais Brasil é uma iniciativa privada e hoje já conta com a parceria de mais de 18 mil instituições. O programa oferece bolsa de estudo de até 70% de desconto. Isso mesmo, se conseguir uma bolsa de estudo através do programa é possível cursar a faculdade pagando apenas 30% do valor da mensalidade.

Para concorrer a uma bolsa de estudo, basta acessar o site oficial do programa e realizar a inscrição que é totalmente gratuita. Não perca essa chance.