1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Enem 2016 – Onde usar a nota do Enem 2016

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é um dos exames mais importantes hoje em dia. Conhecido como o maior vestibular do Brasil, o Enem beneficia milhares de jovens todos os anos. Através do Enem é possível realizar o sonho de ingressar em uma universidade pública ou privada. Conheça um pouco mais sobre o Enem 2016 – Onde usar a nota do Enem 2016.

Enem (Imagem: Divulgação)

Enem (Imagem: Divulgação)

Enem

O Enem é o requisito básico para uma série de programas educacionais. São programas de financiamento e de bolsas de estudo que exigem que o aluno tenha realizado o Enem. Mas é importante lembrar que não basta apenas fazer a prova, é preciso obter uma boa nota.

Na maioria dos programas é necessário que o aluno obtenha uma nota mínima de 450 pontos. Além disso, o candidato também não pode zerar a redação. Dessa forma mesmo que o candidato obtenha um boa nota, mas zere a redação, ele não poderá se inscrever nos programas educacionais.

Por isso é importante que o candidato estude bastante para tirar uma nota alta, quanto maior for a nota maiores são as chances de garantir a vaga na universidade ou nos cursos técnicos.

Enem e Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa muito importante. O objetivo do Sisu é selecionar estudantes para universidades estaduais, federais e também institutos de tecnologia. No momento da inscrição para o Sisu o candidato irá escolher duas opções de cursos diferentes. O sisu vai usar a nota do Enem como base, caso sua nota seja alta o suficiente para entrar em um dos cursos você será selecionado.

No caso do Sisu, quanto maior a nota, maiores são as chances de ganhar a vaga. Mas lembre-se que não pode zerar a redação. Para se inscrever é só acessar o site http://sisu.mec.gov.br/.

Enem e Sisu (Imagem: Divulgação)

Enem e Sisu (Imagem: Divulgação)

Enem e Prouni

Para participar do ProUni (Programa Universidade para Todos) o aluno deve fazer a prova do Enem. O ProUni é o responsável por disponibilizar bolsas de estudo integrais e parciais para jovens de baixa renda em todo o país.

No caso do Prouni é exigido que o aluno tire uma nota mínima de 450 pontos nos cinco temas do Exame. O candidato também não pode zerar a redação.

Para se inscrever no ProUni o candidato precisa ter em mãos o número de inscrição e também a senha do Enem. As inscrições serão feitas na internet através do portal oficial http://siteprouni.mec.gov.br/.

Enem e Prouni (Imagem: Divulgação)

Enem e Prouni (Imagem: Divulgação)

Enem e Fies

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) também exige que o aluno faça a prova do Enem. Até abril de 2015 o Fies usava como base as provas de Enem feitas após 2010, porém, agora é necessário que o candidato faça o Enem do ano anterior. Assim como o Prouni, para participar do Fies é preciso tirar uma nota mínima de 450 nos temas do Enem, além de não zerar a redação.

As inscrições para o Fies 2016 também serão feitas pela internet através do portal oficial, basta acessar http://sisfiesportal.mec.gov.br/.

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Enem e Cursos Técnicos

Os cursos técnicos vem ganhando cada vez mais espaço atualmente. Isso porque o mercado de trabalho exige profissionais qualificados e os cursos técnicos são os responsáveis por qualificar os profissionais em um tempo menor do que os cursos de graduação. Pensando nisso o MEC (Ministério da Educação) criou o Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica).

O Sisutec usa a mesma base que o Sisu. O candidato irá escolher duas opções de cursos e será selecionado de acordo com a sua nota no Enem. Por isso para quem quer participar do Sisutec é preciso ter em mente que quanto maior a nota do Enem, maiores serão as chances de garantir a vaga.

As inscrições para o Sistec 2016 também serão feitas pela internet através do portal oficial http://sisutec.mec.gov.br/.

Enem e Universidades (Imagem: Divulgação)

Enem e Universidades (Imagem: Divulgação)

Enem e Universidades públicas e privadas

Não são todas as universidades que fazem parcerias com os programas como Fies, Sisu, Prouni e Sisutec. Mas isso não significa que elas não usem a nota do Enem em seus processos seletivos. Algumas universidades utilizam a nota do Enem como primeira fase do vestibular e outras como complemente da nota.

Por isso é importante estudar bastante para fazer a prova do Enem. Isso porque com uma boa nota nas provas e na redação as suas chances de entrar na universidade ou em uma escola técnica são bem maiores.

Recomendados para você: