1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Enem 2018: inscrições começam HOJE!

As inscrições para o ENEM 2018 já estão abertas e todos os estudantes que desejam garantir uma vaga na universidade para o ano que vem devem ficar atentos, buscar saber todas as novidades e mudanças e efetuar a inscrição a tempo. As inscrições permanecerão abertas até o dia 18 de maio, de acordo com o cronograma lançado pelo MEC há alguns meses.

Essa edição conta com poucas mudanças, mas é fundamental conhece-las. Veja também como se inscrever a seguir!

Veja o que mudou para o ENEM 2018

A edição desse ano conta com pouquíssimas mudanças quando comparada à edição anterior. O que mais chamou a atenção dos estudantes dessa vez foi o acréscimo de 30 minutos no segundo dia de prova, para que tenham mais tempo para responder as questões de Ciências da Natureza e Matemática.

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, sendo a redação no primeiro dia. Por falar em redação, a segunda mudança que chamou bastante atenção tem a ver com ela. A partir dessa edição não receberá mais nota zero aquele candidato que ferir os Direitos Humanos em sua redação. Até 2017, aqueles que não respeitassem os Direitos Humanos recebiam nota zero automaticamente.

Provas e Isenção do ENEM 2018

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, dois domingos. No primeiro dia os candidatos terão que responder questões sobre Ciências Humanas e Linguagens, além da redação. No segundo dia as questões são sobre Matemática e Ciências da Natureza. O gabarito da prova está previsto para ser publicado no dia 14 de novembro, sendo essa uma quarta-feira seguinte ao último final de semana de aplicação da prova.

A taxa de inscrição desse ano está custando R$82 e quem não solicitou a isenção no mês passado, terá que arcar com o valor. Outra mudança importante que o MEC realizou foi passar a solicitação da isenção, assim como a justificativa de falta no ano anterior, para o mês de abril.

Inscrição ENEM 2018

As inscrições para o ENEM poderão ser feitas até o dia 18 de maio no site oficial do INEP. Os interessados devem acessar a Página do Participante, informar o CPF, a data de nascimento e selecionar a imagem de acordo com o que é solicitado.

Depois o candidato terá que preencher os seus dados, informando nome pessoal, nome dos pais, escolaridade, entre outros detalhes. Será preciso informar em qual escola estudou, qual o seu objetivo com o ENEM, assim como responder ao questionário socioeconômico. No momento de inscrição também é preciso escolher entre inglês e espanhol para responder na prova, assim como informar caso necessite de atendimento especial no dia.

E depois que a inscrição estiver concluída?

Depois que você completar sua inscrição, será preciso pagar a taxa caso não tenha obtido isenção. A taxa pode ser paga em qualquer banco e lotérica até o prazo do boleto. Com a taxa paga, sua inscrição será aprovada e bastará aguardar a liberação do Cartão de Confirmação.

Esse cartão é liberado com no máximo um mês de antecedência de realização da prova e poderá ser conferido diretamente na Página do Participante, não sendo mais enviado para a residência do candidato.

É importante consultar e imprimir o cartão, pois ele será solicitado nos dias de prova. Ele contém todos os detalhes sobre a prova, o que pode e não pode levar, o endereço do local que você deverá realizar a prova e muito mais. Fique de olho na Página do Participante em meados de outubro para não perder a chance de imprimir o seu cartão de confirmação do ENEM 2018.