1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Veja os “Vilões” da Redação do Enem e Como Evitá-los

A redação do ENEM é um dos pontos mais importantes da prova, pois é capaz de elevar a nota e ser o diferencial para que o estudante consiga a tão sonhada vaga em uma instituição federal. Com a proximidade da realização da prova muitos estudantes estão ainda mais ansiosos e nervosos; treinando em casa com diversos assuntos que podem ser o tema da redação desse ano.

Além de saber o que deve estar em uma redação, é preciso que os estudantes também saibam o que não deve ser feito ou estar na redação do ENEM, de modo a evitar esses erros. Hoje você irá conhecer os principais vilões da redação do ENEM e meios para evita-los.

Veja os “Vilões” da Redação do Enem e Como Evitá-los. (Imagem: Divulgação)

Veja os “Vilões” da Redação do Enem e Como Evitá-los. (Imagem: Divulgação)

Norma Culta da Língua Portuguesa

Ter conhecimento sobre a nossa língua é fundamental para conseguir desenvolver uma boa redação, mas acredite: muitas pessoas ainda encontram dificuldades com a norma culta, o que a torna uma grande vilã. Ter noções sobre acentuação, pontuação e concordância faz total diferença na hora de criar uma boa redação.

Para evitar esses erros é fundamental conferir as correções de seus professores em sala de aula ou buscar conhecer mais as regras desses assuntos.

Proposta de Intervenção

A proposta de intervenção é muito importante para concluir a sua redação. Muitos estudantes pecam no final e acabam apresentando uma proposta fraca, que não apresenta nenhum diferencial das demais.

Para se sair bem é fundamental que o candidato utilize elementos externos e englobe vários órgãos.

Conhecimento Sobre os Temas Atuais

Um dos principais erros dos estudantes é não estarem cientes dos temas atuais que mais estão em evidência nos jornais ou na televisão. Estar sempre atento às novidades em relação a cultura, economia e política brasileira pode ser um bom caminho para se sair bem, conseguir argumentar e apresentar uma boa proposta de intervenção.

Sempre leia jornais, revistas e assista ao noticiário. Leia sobre mudanças políticas em determinados campos, isso ajudará você a conhecer um pouco mais sobre como as coisas funcionam em nosso país.

Veja os “Vilões” da Redação do Enem e Como Evitá-los. (Imagem: Divulgação)

Veja os “Vilões” da Redação do Enem e Como Evitá-los. (Imagem: Divulgação)

Enunciado do ENEM

Na página inicial da prova é possível ler pequenos textos sobre o tema da redação, ver quais são as regras da prova e ainda estar ciente das situações que podem levar os corretores à zerarem sua prova. Ali é possível ver tudo que você não deve fazer para ter uma boa nota; muitas pessoas não prestam atenção em algo simples que pode acabar com sua nota.

Por exemplo, uma das situações é desrespeitar os direitos humanos. Não faz sentido você propor uma proposta que infrinja uma das leis.

Treinamento

Não há como fugir: se você deseja tirar uma boa nota, precisa treinar em casa. Faça a redação do tema dos anos anteriores, pegue temas aleatórios na internet. O mais importante é levar a redação para ser corrigida por um professor, assim ele pode apontar seus erros e te ajudar e melhorar.

Assim você também aprenderá um pouco mais sobre a prova e conseguirá lidar melhor com o tempo.

ENEM e Educa Mais Brasil

Pouquíssimas pessoas sabem que a nota do obtida no ENEM também pode ser usada no Educa Mais Brasil, um programa de iniciativa privada. Essa informação não é muito destacada nem mesmo no site do programa, mas acredite: a nota do ENEM é levada em conta na hora de definir se o estudante irá ou não receber a bolsa de estudo.

Veja os “Vilões” da Redação do Enem e Como Evitá-los. (Imagem: Divulgação)

Veja os “Vilões” da Redação do Enem e Como Evitá-los. (Imagem: Divulgação)

No Educa Mais Brasil você pode conseguir uma bolsa de até 70% de desconto para ingressar em seu curso superior tão desejado. O programa possui parceria com várias instituições privadas que disponibilizam suas vagas por meio das bolsas de estudo. Cada instituição possui bolsas com um percentual pré-definido, como 40%, 45%, 50%, 60%, 70% e por aí vai.

Além da nota do ENEM, também é usada como critério de seleção a renda do candidato. Todos os anos várias vagas são disponibilizadas por meio do Educa Mais Brasil e vários jovens são beneficiados, mas ainda existem muitos sem conhecimento sobre o programa, o que pode aumentar a sua chance de conseguir a bolsa de estudo. Acesse o site, procure por sua bolsa e se inscreva.