1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (873 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Fies 2018 – Aditamento, inscrições e vagas

Entenda mais sobre o Fies 2018, além de saber as exigências para passar a fazer parte desse programa diferenciado. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal destinado ao financiamento parcial ou total do valor do curso superior de milhares de estudantes do país.

Quem participa do Fies precisa se adaptar a algumas regras, sendo que uma das mais recentes é a que impõe a necessidade do estudante ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior.

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Fies 2018

De acordo com informações divulgadas por meio de uma portaria do Ministério da Educação (MEC), os estudantes que pretendem se candidatar a uma das vagas do Fies em 2016 precisam obrigatoriamente terem participado da edição do ENEM 2017. A regra nova vale para professores de escolas públicas e alunos formados até o ano de 2010. A obrigatoriedade do ENEM passa a valer no dia primeiro de janeiro de 2016.

“A seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem”, explica o trecho da portaria.

Enem para o Fies 

Somente os estudantes que tiverem obtido 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 e não tiveram zerado na redação, ou seja, que tenham obtido mais de zero pontos na dissertação, estarão habilitados a concorrer a uma vaga no financiamento estudantil Fies.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Antes dessa nova regra os professores que lecionavam em escolas públicas e os estudantes que finalizaram o ensino médio até 2010 não necessitavam do ENEM para concorrer a uma vaga no Fies.

Inscrições do Fies 2018

Para quem está interessado em se candidatar a uma das 61.500 vagas previstas para o Fundo de Financiamento Estudantil saiba que já pode acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br. As inscrições vão até o dia 6 de agosto.

Fies 2018 Inscrições

A inscrição do FIES 2018 abre geralmente no mês de fevereiro, sendo disponibilizado quatro dias apenas para o candidato se inscrever e escolher o curso desejado, procure logo acessar o site no primeiro momento pois sempre ocorre dúvidas na hora da escolha.

Fies 2018 Data

O FIES (Financiamento Estudantil) é um programa do Governo Federal criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo. Destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação.

A data para a realização da inscrição do FIES 2018 ainda não foi divulgada, mas como todo o ano, ela está prevista para o mês de fevereiro do próximo ano, estando disponível em apenas quatro dias para o candidato se inscrever.

Sisfies 2018

SisFies 2018 não é nada mais que o Sistema Informatizado do Fies, um sistema eletrônico desenvolvido e mantido pela Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação que tem como objetivo organizar os processos relacionados ao financiamento estudantil disponibilizado pelo Fies.

Estes processos vão desde a adesão das entidades mantenedoras e inscrição dos candidatos até o controle e gerenciamento dos ativos e passivos do Fundo de Financiamento Estudantil, tudo isto sob a gestão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), agente operador do Fies.

Fies 2018 Regras

Em todos os anos o FIES possui regras, mas este ano elas foram alteradas. Os estudantes que desejam participar do Fundo de Financiamento Estudantil devem ficar atentos às regras estabelecidas pelo programa. Neste ano o Ministério da Educação (MEC) anunciou que o programa ia passar por algumas modificações.

Segundo as novas regras Fies 2018 estabelecidas pelo MEC, só poderão participar do Prouni os estudantes que:

  • Ainda não possuam diploma de ensino superior;
  • Tenham participado do Enem a partir de 2010;
  • Tenham obtido uma nota final de pelo menos 450 pontos;
  • Possuam renda familiar bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

Porém existem algumas situações específicas que também foram estabelecidas pelo programa. São elas:

– Os professores que ensinam em escolas da rede pública estão isentos de cumprir os requisitos citados acima;

– Pessoas que tenham concluído o Ensino Médio antes do ano de 2010 não precisam ter participado do Enem, porém ainda deve se encaixar nos demais requisitos.

Inscrições Fies 2018

Você não pode ficar de fora da inscrição do FIES para  não perder a oportunidade de ingressar na faculdade. As inscrições não foram divulgadas ainda, mas está previsto para ser em fevereiro de 2018, durante 4 dias seguidos. Para realizar a sua inscrição, você precisa acessar o site oficial do FIES e seguir as informações.

Fies 2018 Inscrição

Para efetuar a inscrição você deverá acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) através do endereço Informar os dados solicitados como:

Seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Sua data de nascimento;

Um endereço de e-mail válido;

Cadastrar uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema.

Inscrição Fies 2018

Você realiza a inscrição do FIES (Financiamento Estudantil) através do seu site oficial. Para você ter certeza que foi inscrito após informar os dados solicitados, você receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro.

A partir daí, o estudante acessar o Sisfies 2018 onde fará sua inscrição informando seus dados pessoais, e escolher o seu curso e instituição desejada. Depois da inscrição do FIES 2018, basta ficar monitorando as notas de corte de acordo com a sua nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio e aguardar o resultado FIES 2018.

Fies 2018 Medicina

Agora temos o Fies para Medicina 2018 que passou a ser um novo recurso disponibilizado pelos bancos em parceria desse programa. A inscrição funciona da mesma forma para o curso de medicina, a data para inscrição é a mesma também, o que diferencia é que a nota de corte para este curso deverá ser maior.

Aditamento de Contratos Vigentes do Fies

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da o prazo para o aditamento de contratos que estão em vigor do Fies. Essa data é válida até para o aditamento de contratos que não foram renovados no primeiro semestre desse ano.

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Para se inscrever é necessário acessar o sistema similar ao usado pelo Sisutec. Acesse o link http://fiesselecao.mec.gov.br para se inscrever e ter mais informações sobre o Fies 2018.