1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Fies 2016 – Aditamento, inscrições e vagas

Entenda mais sobre o Fies 2016 – Aditamento, inscrições e vagas, além de saber as exigências para passar a fazer parte desse programa diferenciado.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal destinado ao financiamento parcial ou total do valor do curso superior de milhares de estudantes do país. Quem participa do Fies precisa se adaptar a algumas regras, sendo que uma das mais recentes é a que impõe a necessidade do estudante ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) no ano anterior.

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Fies 2016 

De acordo com informações divulgadas por meio de uma portaria do Ministério da Educação (MEC), os estudantes que pretendem se candidatar a uma das vagas do Fies em 2016 precisam obrigatoriamente terem participado da edição do ENEM de 2015. A regra nova vale para professores de escolas públicas e alunos formados até o ano de 2010. A obrigatoriedade do ENEM passa a valer no dia primeiro de janeiro de 2016.

“A seleção dos estudantes aptos para a contratação do financiamento do Fies, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem”, explica o trecho da portaria.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Enem para o Fies 

A partir de janeiro de 2016 somente os estudantes que tiverem obtido 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio de 2015 e não tiveram zerado na redação, ou seja, que tenham obtido mais de zero pontos na dissertação, estarão habilitados a concorrer a uma vaga no financiamento estudantil Fies.

Antes dessa nova regra os professores que lecionavam em escolas públicas e os estudantes que finalizaram o ensino médio até 2010 não necessitavam do ENEM para concorrer a uma vaga no Fies.

Inscrições do Fies 2016

Para quem está interessado em se candidatar a uma das 61.500 vagas previstas para 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil saiba que já pode acessar o site http://fiesselecao.mec.gov.br. As inscrições vão até o dia 6 de agosto.

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Aditamento de Contratos Vigentes do Fies

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da o prazo para o aditamento de contratos que estão em vigor do Fies também começaram nesse dia 3 de agosto e vão até o dia 6 de agosto de 2015. Essa data é válida até para o aditamento de contratos que não foram renovados no primeiro semestre desse ano.

Para se inscrever é necessário acessar o sistema similar ao usado pelo Sisutec. Acesse o link http://fiesselecao.mec.gov.br para se inscrever e ter mais informações sobre o Fies 2016.

Recomendados para você: