1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Bolsa para a Universidade com o Prouni 2016

O Prouni oferece bolsas de estudos para cursos de graduação nas faculdades e instituições privadas de ensino superior do país.

O programa ajuda jovens brasileiros a melhorar sua vida desde 2004. As bolsas podem ser integrais, de 100% e parciais, de 50%. Os cursos do programa são para aqueles alunos que não tem nenhum tipo de diploma superior.

Bolsa para a Universidade com o Prouni 2016 (Foto: Divulgação)

Bolsa para a Universidade com o Prouni 2016 (Foto: Divulgação)

Como Conseguir uma Bolsa através do Prouni

Para conseguir uma bolsa em alguma universidade pelo Prouni não é tão difícil, basta seguir os critérios exigidos e dar sorte para ser escolhido nas chamadas. Veja abaixo as condições exigidas para que o estudante possa se inscrever no Prouni:

– Ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) no ano anterior;

– Nota igual ou maior que 450 pontos e não zerar a redação do ENEM;

– Renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa;

– Ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em escola privada com bolsa integral;

– Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada com bolsa integral;

– Ter algum tipo de deficiência;

– Ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício;

– Não ter nenhum diploma de curso superior;

Dessa lista, obrigatório é apenas os três primeiros critérios. Do quarto critério para baixo, é necessário preencher apenas um deles.

Se você quer obter isenção de mensalidade, ou seja, ter uma bolsa integral de 100% é necessário que a sua família tenha uma renda mensal de 1,5 salário mínimo. Se tiver mais que isso, você já não consegue a isenção.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Como se Inscrever no Prouni 2016

Todos os cursos oferecidos pelo Prouni são de graduação e são realizados em instituições privadas. Para se inscrever, é necessário que você saiba o seu número de inscrição do ENEM e a senha usada para se cadastrar no Exame.

Depois você confirma seus dados e pode escolher até duas opções de curso, instituição e turno. Enquanto as inscrições estiverem abertas você pode acompanhar a nota de corte e mudar suas escolhas.

Caso você for chamado, compareça à instituição que foi aceito com documentos que comprovem as informações da inscrição em mãos, aí a faculdade te dará todas as instruções de como continuar sua matrícula.

Fique atento! As inscrições para o ProUni em 2016 começam logo depois do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em janeiro. Acompanhe pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br/.

 

Recomendados para você: