1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prouni 2017 – Inscrições, Vagas e Cursos

O Programa Universidade para Todos (Prouni) realiza dois processos seletivos durante o ano, no início de cada semestre e em cada processo são feitas duas chamadas.

O programa ainda divulgou o calendário para as inscrições do próximo ano, mas o período deve ser o mesmo de 2016, após a divulgação da nota do Exame do Ensino Médio (Enem).

Inscrição no Prouni 2017

O Prouni oferece bolsas de estudos em faculdades particulares de todo o Brasil, podendo custear de 50% a 100% das mensalidades dos cursos. As inscrições para concorrer a bolsas pelo programa acontecem pelo site oficial e são feitos dois processos seletivos durante o ano e cada um com duas chamadas. Além disso, os candidatos ainda podem participar da lista de espera por vagas remanescentes.

O candidato que deseja ter as bolsas precisa ter cursado o ensino médio na rede pública ou ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista integral.

Além disso, a renda familiar deve ser de no mínimo um salário e meio e no máximo de três salários por pessoa e o candidato deve ter obtido no mínimo 450 pontos na prova objetiva e uma nota maior que zero na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Bolsas do Educa Mais Brasil

Quem não consegue bolsa pode tentar outros tipos de programas. O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional que oferece bolsas parciais de estudo (até 70%) para alunos interessados em ingressar no ensino superior, em fazer um curso de pós-graduação, técnico ou de idiomas.

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil

Os candidatos ao programa precisam comprovar que não possuem condições financeiras de custear as mensalidades integrais e, no caso de graduação, estar há pelo menos seis meses sem estudar.

Algumas instituições de ensino utilizam a nota do Enem no processo de seleção, por isso é preciso que o candidato tenha tirado pelo menos 450 pontos na prova e não ter zerado a redação. O processo de aprovação ocorre enquanto houver seleção nas instituições parceiras e vagas, sendo essas limitadas. Além disso, o valor da bolsa varia entre 30% e 45% de desconto na mensalidade para cursos de Ensino à Distância (EAD).

 Quem pode se Inscrever Prouni 2017 

Quem não for selecionada a primeira vez, pode continuar tentando sem precisar fazer uma nova inscrição. Caso o estudante seja contemplado pelo programa, o candidato receberá uma carta de aprovação por e-mail e a Taxa de Adesão ao programa, que deve ser paga para o recebimento da bolsa.

ProUni 2017

ProUni 2017

Ao ser aprovado no teste de seleção da instituição escolhida, deve-se imprimir a carta e apresentá-la na instituição de ensino para garantir a bolsa parcial, junto com o comprovante de quitação da taxa.

 

Recomendados para você: