1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Confira 5 motivos para fazer um curso profissionalizante

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo por inúmeros motivos, o que leva as empresas a contratarem somente profissionais extremamente qualificados de acordo com os requisitos do campo de atuação. Atualmente não é qualquer pessoa que consegue um emprego: é preciso ter um bom currículo e pelo menos uma formação profissionalizante feita através de cursos para aumentar suas oportunidades.

cursos profissionalizantes

cursos profissionalizantes. Imagem:divulgação

Atributos que há algum tempo eram vistos como principais diferenciais de um profissional hoje em dia não são nada demais; e com isso os profissionais precisam sempre estar em busca de melhorias e de outros atributos para continuarem em suas posições.

Os cursos profissionalizantes podem ser a chave do seu sucesso, e se você ainda não está convencido disso, confira 5 motivos para fazer um curso profissionalizante.

5 motivos para fazer um curso profissionalizante

1 – Menos gastos

Ao realizar um curso profissionalizante você irá gastar muito menos do que se optasse por uma graduação. Sem falar que há vários cursos técnicos que são oferecidos de forma gratuita pelo nosso governo federal por meio de programas como o Pronatec. Todas essas oportunidades são disponibilizadas por meio de escolas técnicas espalhadas por todo o país, permitindo que todos os interessados tenham acesso ao ensino.

Você obterá conhecimento profissional de graça.

2 – Poderá ingressar rapidamente no mercado de trabalho

Os cursos de graduação possuem uma duração média de quatro anos, o que tardia a sua entrada no mercado de trabalho. Com um curso profissionalizante você pode conclui-lo, em média, em dois anos e já estará apto para começar a trabalhar. Além disso, atualmente há cursos de graduação na categoria tecnólogo que também duram em média dois anos e permitem a realização de um mestrado ou doutorado.

3 – Conhecimento especializado e direto

Com um curso profissionalizante você obterá conhecimento especializado sobre a área que escolheu, já que os cursos desse modelo possuem uma abordagem teórica e prática muito mais específica.

Desse modo, os cursos profissionalizantes conseguem preparar seus profissionais para atuar diretamente no mercado de trabalho. Isso às vezes não acontece na graduação, o que faz com que muitos profissionais precisem de uma pós-graduação.

4 – Mais oportunidades profissionais

O mercado brasileiro necessita de profissionais qualificados que estejam aptos a colocar a mão na massa e desempenhar todas suas atividades.

cursos profissionalizantes

cursos profissionalizantes. Imagem:divulgação

A busca por profissionais com um curso profissionalizante no currículo é grande, pois as empresas estão cientes dos benefícios e vantagens que esses profissionais possuem, como o conhecimento especializado que mencionamos.

Atualmente há várias oportunidades profissionais para pessoas com cursos profissionalizantes, sendo que muitas das escolas técnicas são as intermediárias do emprego novo.

5 – Mais fácil de ingressar

Os cursos profissionalizantes, em sua maioria, exigem apenas que o candidato esteja realizando ou já tenha concluído o ensino médio. Algumas escolas também colocam o requisito de idade mínima, que pode ser de 16 ou 18 anos, dependendo de cada curso.

Pode acontecer de haver a realização de um vestibular para selecionar os candidatos, mas o meio de ingresso é extremamente fácil e não possui tantos requisitos ou etapas como uma graduação. Algumas escolas efetuam a inscrição online e as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.