1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que é o Novo Ensino Médio?

Independente se você é ou não estudante, com certeza já ouviu falar sobre o novo Ensino Médio. Em termos escolares, é o assunto mais abordado ultimamente, uma vez que haverá algumas mudanças importantes para todos aqueles que estiverem matriculados ou forem adentrar os últimos anos da escola nos próximos tempos.

Se você ou alguém de sua família for afetado pela reforma do Ensino Médio, é hora de saber realmente o que muda e como tudo vai funcionar. Por isso, separamos as principais informações para que não fique nenhuma dúvida; confira.

O que é o Novo Ensino Médio?

O Novo Ensino Médio, ou a Reforma do Ensino Médio, nada mais é do que uma mudança estrutural no sistema atualmente empregado. A justificativa para a reforma é de que ela deve promover uma melhoria no ensino brasileiro e propõe uma maior flexibilidade na grade curricular dos estudantes para que ele possa aprofundar melhor os conhecimentos da área que deseja seguir futuramente.

Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio. Imagem:diuvlgação

Com isso, o Governo Federal investirá cerca de R$ 1,5 bilhão de reais nessa reforma para tornar o ensino integral e, até o ano que vem, deve colocar já 500 mil estudantes nessa nova modalidade escolar. Assim, existe a possibilidade, de acordo com a reforma, de aproximar mais os estudantes de sua realidade dentro do mercado de trabalho a partir das matérias estudadas em sala de aula.

Lei do Novo Ensino Médio

A Lei 13415/17 do Novo Ensino Médio, que regulariza as mudanças escolares, foi sancionada pelo atual presidente Michel Temer em fevereiro deste ano. Ela visa todas as mudanças já citadas e a serem citadas neste texto, priorizando a flexibilidade da grade curricular do Ensino Médio, mantendo algumas matérias consideradas básicas e dando a chance do estudante de optar por aquilo que ele quer realmente estudar. Confira abaixo mais detalhadamente sobre essas mudanças.

Acesse e saiba mais informações: Bolsas de Estudo Educa Mais Brasil 2018 Curitiba

Como vai funcionar o Novo Ensino Médio

O que mais vai mudar em relação ao Novo Ensino Médio é a questão da carga horária que os estudantes terão para permanecer na escola estudando. Gradualmente, ela será ampliada de 800 horas para 1,4 mil horas, ou seja, os alunos passarão a ter aulas integrais e a dedicar mais tempo para os estudos.

Já a questão da flexibilização do currículo é que ele será dividido em duas partes: a primeira com matérias consideradas fundamentais e obrigatórias para qualquer formação.

Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio. Imagem:divulgação

A segunda parte é para as matérias optativas onde o estudante terá que cumprir uma determinada carga horária com matérias que ele quer estudar – e que vão de acordo com a profissão que ele também deseja seguir no futuro.

Além disso, deve ser implementado também um modelo de Ensino Técnico, onde os estudantes podem aliam com o Ensino Superior sem aumentar o número de horas estudadas, ou seja, estará prevista no currículo com aquelas 1,4 mil horas planejadas. Os estudantes do Novo Ensino Médio ainda obterão créditos parem serem usados no Ensino Superior, como em matérias estudadas na escola regular que também são aplicadas na universidade.

Acesse e saiba mais informações: Educa Mais Brasil Portal do Aluno

Quando entra em vigor o Novo Ensino Médio

O tempo para que o Novo Ensino Médio entre em vigor dependerá da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que ajudará a nortear os currículos e também será obrigatória. Assim que tudo for resolvido, o primeiro ano letivo que vier logo após a homologação já terá as mudanças – e isso deve ocorrer já no próximo ano. Mas não se preocupe, pois as escolas terão prazos a cumprir e todo mundo será informado sobre as novidades.

O Novo Ensino Médio é uma realidade! Então, se ficou alguma dúvida a respeito, não deixe de conversar na sua escola, com seus pais ou até mesmo acessar o site do Ministério da Educação (MEC) através do http://portal.mec.gov.br.