1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (854 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Inscrições Sisutec 2018

Os cursos técnicos profissionalizantes estão ganhando espaço ao redor de nosso país, sendo uma das primeiras opções para as pessoas que não têm condições de arcar com um curso pago ou não querem ficar quatro/cinco anos na universidade. Eles duram menos tempo, são totalmente práticos e preparam o profissional para o mercado de trabalho. Esses cursos são oferecidos por instituições de ensino profissional e tecnológico através de iniciativas como o SISUTEC.

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica – SISUTEC – consiste na oferta de vagas em cursos técnicos presenciais e a distância em instituições de todo o país, como os Institutos Federais e as escolas do SENAI e SENAC.

Sisutec

Sisutec

Como funciona o SISUTEC?

Através do SISUTEC instituições de todos os tipos oferecem as vagas dos seus cursos técnicos de forma gratuita. São instituições de ensino profissional e tecnológico, escolas técnicas, institutos federais, universidades estaduais, escolas do Sistema S (SENAI, SENAC, SENAT), e muitas outras.

Também acontece de cursos técnicos do Pronatec serem ofertados pelo SISUTEC, onde o desempenho do candidato no ENEM será usado para selecioná-lo, enquanto no Pronatec tudo depende da disponibilidade de vagas e do preenchimento de outros requisitos.

Requisitos do SISUTEC

Para poder se inscrever no SISUTEC o candidato precisa preencher alguns requisitos, como ter realizado a última edição do ENEM. Mas somente realizar a prova não basta, o candidato precisa obter uma nota igual ou maior do que 450 pontos, além de não poder zerar a redação.

Não há requisitos de renda, já que todas as vagas são gratuitas, mas algumas instituições dão prioridade a candidatos com baixa renda. Na hora da inscrição também será preciso informar a modalidade que deseja concorrer e, caso escolha alguma referente à renda, será preciso apresentar os documentos que comprovem a informação.

Inscrições do SISUTEC As inscrições ocorrem pela internet diretamente pelo site http://sisutec.mec.gov.br,  basta que o candidato informe o número de inscrição e a senha usados no ENEM. O sistema abre suas inscrições até duas vezes por ano, de acordo com a disponibilidade de cada região e das universidades em oferecer suas oportunidades.

Em alguns anos há apenas um processo seletivo, enquanto em outros há dois. Para não perder a oportunidade você deve acessar regularmente o site da instituição onde deseja ingressar. Dentro do SISUTEC o candidato poderá se inscrever em até dois cursos técnicos, por ordem de preferência.

Vagas do SISUTEC

A quantidade de vagas disponibilizadas no SISUTEC sempre varia de um ano para outro, mas sempre o governo tem o objetivo de aumentar as oportunidades. A quantia exata é divulgada somente quando o processo seletivo é aberto, portanto é quase impossível dizer quantas vagas estarão disponíveis em breve.

Sisutec

Sisutec

Além disso, a quantia pode depender ainda de cada instituição e das oportunidades que deseja oferecer. Do total de vagas, sempre há um percentual destinado às pessoas com deficiência. É fundamental ficar de olho nas novidades do programa, pois em breve um novo processo seletivo deve ser aberto para cursos técnicos e você poderá participar.