Como Conseguir uma Bolsa de Estudo Fotografia

O mercado fotográfico no Brasil está cada vez maior, junto com todos os eventos que necessitam de profissionais especializados, e as pessoas estão cada vez mais procurando especializações nesse ramo.

Existem diversas instituições que oferecem bolsas de estudo fotografia pelo país, sendo elas de graduações públicas ou privadas, tecnológicos e até mesmo cursos de especializações.

Como Conseguir uma Bolsa de Estudo Fotografia

Como Conseguir uma Bolsa de Estudo Fotografia. (Imagem: Divulgação)

Também existem muitas instituições a oferecer bolsas de estudo fotografia no exterior, na Nova Zelândia, Canadá, Estados Unidos, Austrália, Reino Unido e muitos outros.

Bolsas de estudo em Fotografia no exterior

Existem diversas universidades no exterior que abrem as portas para estudantes brasileiros se especializarem nas suas áreas.

Não só em fotografia, como em todas as áreas. A Espanha, México, Itália, Portugal e Estados Unidos são os principais países de destino de estudantes que tem interesse em intercâmbios no Brasil, são países com ótimas oportunidades de estudos e são muito receptivos com estudantes brasileiros.

Além dos requisitos de já estar na área de estudo, possuir boas notas e ter um ótimo currículo como aluno, os países de destino dos intercâmbios também exigem certificados de conhecimento da língua natal do país.

Nos últimos anos, conseguir uma bolsa de estudo fotografia por intercâmbio no exterior ficou com o acesso mais facilitado, juntamente com o crescimento do mercado fotográfico pelo mundo a fora.

Faculdade de Fotografia pelo Enem

No Brasil, existe a possibilidade de obtermos bolsas de 50%, 80% e até mesmo 100% em faculdades privadas pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)

O objetivo principal da prova é verificar o nível de conhecimentos dos alunos ao final do ensino médio no país, e também disponibilizar a oportunidade de os adolescentes entrarem no ensino superior.

A prova é realizada uma vez por ano, e requer conhecimentos básicos em Línguagens e seus códigos, matemática e seus códigos, Ciências Humanas, Ciências Biológicas e Redação.

Como Conseguir uma Bolsa de Estudo Fotografia

Como Conseguir uma Bolsa de Estudo Fotografia. (Imagem: Divulgação)

As inscrições são abertas geralmente durante Maio e Junho, e as provas são realizadas entre Outubro e Novembro. As provas são realizadas em dois dias, sendo um para Ciências humanas, Linguagens e Redação, e outro para Matemática e Ciências Biológicas, as provas duram de 4 á 6 horas.

Ter rendimento satisfatório no Enem, é a melhor maneira para se conseguir uma bolsa de estudo fotografia no país atualmente.

 Nota de corte Fotografia Sisu

A nota de corte varia de universidade para universidade, algumas exigem uma nota mais alta que outras, e isso dependerá muito da faculdade a ser escolhida para a graduação.

A média da nota de corte no Brasil é de 619.50 sendo em mais de 30 instituições pelo país. A maior nota já exigida é de 701.16 pelo Centro Universitário Senac em São Paulo, e a menor é de 513.78 pelo Centro Universitário Facvest.

Quantos pontos precisa para passar em fotografia no Enem

Não existe um número correto de pontos ao se alcançar para conseguir uma bolsa de estudo fotografia no Brasil.

Existem muitas instituições publicas e privadas pelo país, e todas exigem um certo nível de conhecimento para a ingressão, as notas podem ser mínimas de 514 e máxima de 702 para cursas fotografia nas instituições Brasileiras.

Como Conseguir uma Bolsa de Estudo Fotografia

Como Conseguir uma Bolsa de Estudo Fotografia. (Imagem: Divulgação)

Educa Mais Brasil Fotografia

O Educa Mais Brasil é um programa que disponibiliza bolsas de estudos por todo o Brasil, o programa não possui vínculos com o governo e já beneficiou diversos estudantes, ofertando bolsas de até 75% em universidades Privadas do País.

O Educa mais Brasil oferece oportunidade de cursos preparatórios de fotografia em vários estados brasileiros, para participar do programa deve-se manter informado na página oficial do Educa Mais Brasil sobre as bolsas disponibilizadas em sua cidade.