3 Dicas de Como Encontrar um Estágio mais Rápido!

Está querendo fazer um estágio mas não sabe por onde começar? Ou já está a procura, mas não encontrou muitas opções? Vem entender o que você está fazendo de errado.

O estágio é fundamental para  crescimento profissional de qualquer pessoa que pretende se destacar no mercado de trabalho.

Os Benefícios de Fazer um Estágio

O estágio pode ser uma ótima oportunidade para o estudante. Para que você compreenda melhor vamos falar um sobre cada ponto positivo de se fazer um estágio.

3 Dicas de Como Encontrar um Estágio mais Rápido! (Imagem: Divulgação)

3 Dicas de Como Encontrar um Estágio mais Rápido! (Imagem: Divulgação)

O primeiro benefício é a chance de adquirir conhecimento prático na área que está se especializando. Além do conhecimento prático, a experiência de um estágio também é boa para o currículo do estudante. Hoje em dia, os recrutadores estão cada vez mais exigentes e os candidatos sem experiência na área são descartados na mesma hora.

Em segundo, é o dinheiro que você pode conseguir realizando um estágio não obrigatório. Sim, alguns cursos têm na sua grade curricular uma disciplina de estágio obrigatório, no qual o aluno não tem direito a receber a bolsa-auxílio pelo serviço prestado. No estágio não obrigatório tem direito a benefícios como, por exemplo, bolsa-auxílio, vale-transporte e refeição. No entanto, o valor e oferecimento dos benefícios varia de uma empresa para a outra.

Por fim, mas não menos importante o estágio pode ser a porta de entrada do aluno no mercado de trabalho. Acontece que, muitos estudantes, começam nas empresas como estagiários, acabam se destacando e, no fim, acabam sendo efetivados pela empresa.

Por isso, hoje, vamos dar 3 dicas de como você pode encontrar um estágio mais rápido.

Como Encontrar um Estágio Mais Rápido?

Depois de apontarmos os pontos positivos de fazer um estágio, vamos partir para as dicas que vão te ajudar a encontrar um estágio mais rápido.

1- Seja o melhor amigo dos seus professores. Isso mesmo, quais pessoas podem ser melhor para indicar você a uma vaga de estágio, se não, os seus próprios professores?

3 Dicas de Como Encontrar um Estágio mais Rápido! (Imagem: Divulgação)

3 Dicas de Como Encontrar um Estágio mais Rápido! (Imagem: Divulgação)

Os professores têm conhecimento e contato com diversas empresas. Além disso, em alguns casos, muitos donos de empresas já foram alunos dos seus professores.

Apenas tome cuidado para não se tornar um puxa-saco que só fala com o professor com segundas intenções. Mantenha uma boa relação e se dedique nas aulas.

2- Fale! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os agentes de integração não são a melhor opção para conseguir uma vaga de estágio. A melhor, na realidade, é por indicação. Acontece que você pode ter uma amiga que é sobrinha de empreendedor, ou o vizinho pode estar sabendo de uma empresa que está alguma vaga em aberto.

Mas para que isso aconteça, as pessoas precisam saber que você está procurando um estágio, não é mesmo? Por isso, fale!

3- Ofereça os seus serviços, não espere que as empresas saiam a procura de candidatos. Essa é uma dica é um pouco parecida com a anterior. Só que nesse caso você vai comunicar as empresas e não as pessoas. Crie um currículo e envie para as empresas que você tem interesse em trabalhar. Informe que está enviando o currículo para oportunidades futuras. Desta forma, você sai na frente dos demais candidatos.

O que é Preciso para Fazer um Estágio?

O primeiro e mais importante passo antes de procurar um estágio é que o candidato esteja estudando. Para alguns, essa informação pode ser óbvia, mas para outros pode ser uma novidade.

O estágio, antes de tudo, é uma oportunidade do estudante colocar em prática a teoria que aprendeu em sala de aula.

3 Dicas de Como Encontrar um Estágio mais Rápido! (Imagem: Divulgação)

3 Dicas de Como Encontrar um Estágio mais Rápido! (Imagem: Divulgação)

Para realizar um estágio, o candidato pode estar matriculado em qualquer tipo de curso, por exemplo, os conhecidos cursos técnicos. No entanto, se você não tem condições financeiras de arcar com os custos de um curso profissionalizante, temos outra dica para você.

O Educa Mais Brasil é um programa que oferece bolsas de estudos de até 70% de desconto para as pessoas que não tem condições de pagar o valor integral do curso. Para participar basta acessar o portal oficial do programa e realizar a sua inscrição, que é gratuita.