3 Habilidades de Negociação que Todo Mundo Deveria Ter

Saber negociar é fundamental em todas as áreas da nossa vida, não apenas em transações econômicas do mercado de trabalho. A negociação atualmente está presente principalmente em compras grandes, como nos financiamentos de casas e veículos. Entretanto, as técnicas de negociação ainda são muito válidas e podem ser úteis em várias áreas de sua vida, agora ou no futuro.

Há diversas situações em que as habilidades de negociação podem influenciar na sua vida, seja pessoal ou profissional. Por isso nada melhor do que conhecer 3 dicas de como ter habilidade em negociação. Está interessado? Leia a seguir.

3 Habilidades de Negociação que Todo Mundo Deveria Ter. (Imagem: Divulgação)

3 Habilidades de Negociação que Todo Mundo Deveria Ter. (Imagem: Divulgação)

1 – Controle das emoções

Algumas pessoas não conseguem controlar suas emoções e acabam deixando-as tomar conta de suas atitudes, o que não é nada bom para uma negociação. Ao encontrar algo que você queira muito, mas que o preço é exorbitante, o que você tem que fazer é se acalmar, controlar suas emoções e começar a negociar com a loja, estabelecimento ou indivíduo.

Não deixe o seu entusiasmo ficar evidente e dê a entender que essa não é sua única oportunidade. Ao deixar evidente o seu entusiasmo, a outra pessoa entenderá que você pagará qualquer preço por aquilo, o que pode não ser nada bom.

2 – Ter confiança

Ao iniciar uma negociação um dos pontos mais importantes é demonstrar confiança. Você deve convencer a si mesmo de que está fazendo o certo em discutir a situação e em cobrar por um preço menor ou seja lá qual for o objetivo.

Para obter a tão sonhada confiança em seu taco, o ideal é ir praticando aos poucos. Como você pode fazer isso? Dando início a pequenas negociações em sua própria casa, discutindo quem irá fazer as tarefas. Esse é apenas um exemplo, há centenas de oportunidades de negociações no seu dia a dia, como na escola, em casa, ao sair com os amigos ou até mesmo no ambiente de trabalho.

3 – Paciência

É preciso ter bastante paciência para entrar em uma negociação. Elas tendem a ser estranhas e até mesmo extensas, fatores que são ainda mais destacados para aqueles iniciantes. A dica é tentar nunca fazer a primeira oferta, já que aquele que faz sempre possui uma desvantagem tática.

3 Habilidades de Negociação que Todo Mundo Deveria Ter. (Imagem: Divulgação)

3 Habilidades de Negociação que Todo Mundo Deveria Ter. (Imagem: Divulgação)

E mesmo depois das ofertas serem feitas, ainda pode levar dias, semanas e até mesmo meses para se chegar a um acordo. O importante é não perder a paciência nem a compostura, e ter jogo de cintura para lidar com todas as situações, principalmente se você quer uma bolsa de estudos.

Quer se Tornar um Negociador Profissional?

Muitas pessoas adoram o mundo das negociações e desejam trabalhar com isso de forma profissional. Atualmente há vários cursos no mercado que formam profissionais aptos a lidar com o mercado de negociações, como a carreira imobiliária ou econômica.

Você pode fazer um curso técnico em Transações Imobiliárias, se tornar um Administrador ou qualquer outro curso ligado a área. Se você não tem nenhuma noção de onde fazer o curso ou não possui como pagar pelas mensalidades, te daremos uma dica extra que pode lhe ajudar, inclusive a conseguir uma bolsa de estudos.

Conheça o Educa Mais Brasil e Suas Bolsas de Estudo

Com o Educa Mais Brasil você pode conseguir bolsas de estudo de até 70% para qualquer tipo de curso, seja ele superior ou técnico. Sim, você pode se tornar um negociador profissional pagando muito pouco e obtendo um ensino de grande qualidade.

3 Habilidades de Negociação que Todo Mundo Deveria Ter. (Imagem: Divulgação)

3 Habilidades de Negociação que Todo Mundo Deveria Ter. (Imagem: Divulgação)

O programa mantém uma parceria com várias instituições privadas de ensino superior e também com escolas técnicas de todo o país. Dessa forma, você encontra centenas de cursos sendo ofertados durante todo o ano com ótimas propostas de descontos.

Quer participar? Você precisa acessar o site, selecionar o tipo de educação, escolher o curso e a cidade e pesquisar. Um ponto importante a destacar é que para ser selecionado o indivíduo precisa ter uma renda compatível com a bolsa escolhida.