3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade !

Até a formatura é um ritmo frenético, cadeiras, trabalhos de conclusão, estágios, mas nada disto garante um futuro profissional, nem ao menos capacidade técnica na área.

Para se atingir os objetivos profissionais é necessário maiores qualificações e viemos trazer ideias de aprimoramento pessoal, visando melhorar o seu desempenho como profissional, independente da área de atuação.

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade

Aprenda Línguas

Todo mundo já teve interesse em aprender um novo idioma em algum momento da vida, mas sempre existe algum fator que nos faz deixar a ideia passar. Agora que acabou a faculdade, as suas oportunidades para aprender novas ideias estão bem maiores.

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade. Imagem:divulgação

Os benefícios desse aprendizado são diversos, vantagem econômica, cognitiva, social. Atualmente este tipo de curso está acessivel na internet, gratuitamente, ou escolas oferecem em valores mais em conta para EAD.

Pós-Graduação

Se você se identifica mais com determinado setor da graduação concluída, vale a pena investir em uma pós-graduação. Assim como línguas, a maioria das faculdades disponibiliza em EAD (Educação à distância) cursos de especialização, latu sensu, voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional.

São para quem quer se aprofundar em uma determinada área e trabalhar nela, otimizando a prática profissional. Ex: Curso de Direito, Pós-graduação em direito do trabalho. Curso de Administração, pós em finanças.

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade. Imagem:divulgação

Pra quem não está disposto a fazer o investimento, o Programa Educa Mais Brasil já oferece bolsas de estudos parciais para pós-graduação e tem parceria com mais de 18 mil instituições entre universidades, centros universitários e faculdades, com bolsas de estudos até 70% para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres, idiomas, Preparatório para Concursos, Pré-Vestibular e EJA – Educação Jovens e Adultos. As inscrições são gratuitas. Não perca essa oportunidade!

MBA

O MBA é outra modalidade de pós-graduação latu sensu, mas com pegada diferente. A tradução literal é  mestre em administração de empresas, contudo não é um mestrado. No Brasil é considerado um curso de especialização, voltado para a prática profissional. É geralmente procurado  por profissionais que já estão no mercado e que querem aprimorar-se nas áreas de gestão e negócios, com a intenção de tornarem-se executivos.

Estude para um concurso público. Cursos preparatórios para concursos são bastante didáticos e te fazem aprender sobre todas as áreas. Não importa a formação inicial, se aprofundar no português, conhecimentos gerais e legislação, abre um leque de possibilidades e te faz enxergar todos os ângulos dos estudos. Além disto, já existem bolsas de estudos que atendem este tipo de curso, em diversas profissões.

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade. Imagem:divulgação

Em algumas áreas, abrir um negócio próprio pode ser mais vantajoso economicamente, mas vai da sua veia empreendedora. Se o que pretendes é estabilidade e ganhos certos, os concursos são uma excelente opção de carreira e te oferecem vantagens bastante atrativas.

Caso ainda assim queira aprofundar-se ainda mais, há os cursos de strictu sensu que são cursos voltados para pesquisa e estudo das teorias. Existem para a  formação científica e acadêmica, indicados a quem pretende seguir a carreira acadêmica, como professor universitário, ou científica, como pesquisador. Dentro dessa modalidade, estão os cursos de mestrado e doutorado.

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade

3 maneiras de continuar apreendendo depois da faculdade. Imagem:divulgação

O custo deles é maior, mas a grande maioria das universidades oferecem bolsas de estudos próprias, parciais ou integrais, além de incentivo à pesquisa e desenvolvimento e publicação de projetos.

O importante é não parar, dedicar-se e capacitar para o mercado de trabalho e para a formação pessoal. Não importa a sua atuação, sempre vai ter uma novidade, um novo método, uma nova crítica que aprimora o jeito de trabalhar, de estudar, de operar. Seja qual for o seu interesse, sempre há uma forma criativa e inovadora de aprender e estudar mais, independente de recursos financeiros ou de disponibilidade de horários.