4 Filmes que Todo Estudante de Administração Deveria Assistir

Todo negócio, seja ele pequeno ou de destaque internacional, precisa de alguém que saiba administrá-lo. E isso não significa ter alguém para mandar e pronto. Pelo contrário, é necessário alguém que saiba comandar, lidar com problemas, com pessoas e ainda fazer com que tudo dentro daquele espaço flua bem e que seja também um lugar bacana de estar.

É por isso que os cursos de Administração se mostram tão importantes, afinal, nem todo mundo possui a capacidade de administrar algo, mesmo que seja de uma maneira simples. E se você está em um momento de escolher a carreira e essa é uma de suas opções, saiba que até mesmo os filmes podem ajudá-lo nessa missão – por isso, confira quatro deles que serão bem importantes pra você entender mais a profissão.

4 Filmes que Todo Estudante de Administração Deveria Assistir. (Imagem: Divulgação)

4 Filmes que Todo Estudante de Administração Deveria Assistir. (Imagem: Divulgação)

O que Estuda um Aluno de Administração?

Isso pode variar de acordo com cada faculdade de Administração, porém, algumas matérias são básicas para todo mundo. Por isso, os dois primeiros anos são mais simples e destinados para matérias como matemática, sociologia, direito, economia, informática e estatística para que você seja um profissional que tem conhecimento em áreas mais amplas.

A partir do terceiro ano – o curso possui duração média de quatro – você começará a ter matérias mais específicas para a área. Inclusive, em algumas universidades, é possível conseguir matérias optativas para afunilar ainda mais sua área de conhecimento. Neste caso, serão ministradas matérias como marketing, logística, recursos humanos, planejamento e outros.

Mas saindo um pouco dessa parte que alguns poderiam considerar chata, vamos falar sobre os filmes! Existem vários que abordam o assunto de Administração, então, se você é estudante da área, está se preparando para o vestibular ou já é um profissional, não deixe de assisti-los.

1. Cidadão Kane (1941)

Esse é filme é clássico e deveria ser assistido não só por quem flerta com a área de administração. O longa dirigido por Orson Welles fala sobre a história de uma cara da imprensa, um magnata conhecido por Charles Foster Kane (está aí o nome do filme). Depois de uma declaração que deixou um jornalista bastante intrigado, ele passa a pesquisar o passado do cara e a entrevistar pessoas que fizeram parte de sua vida.

4 Filmes que Todo Estudante de Administração Deveria Assistir. (Imagem: Divulgação)

4 Filmes que Todo Estudante de Administração Deveria Assistir. (Imagem: Divulgação)

Por que assistir? Ele toca no assunto de questões éticas a frente de um negócio e até mesmo sobre sacrifícios que devem ser tomados nesses casos.

2. Como enlouquecer seu chefe (1999)

Um pouco mais novo do que o primeiro filme da lista, mas que também já tem quase 20 anos na conta. Aqui vamos acompanhar a vida de Peter Gibbons, um cara que trabalha em uma empresa de software e odeia o que faz. Em um dia que tinha tudo para ser comum, ele se revolta e decide que não quer fazer hora extra – mas acaba conseguindo uma promoção. Ao descobrirem que a empresa fará cortes, ele e seus amigos decidem armar um plano de vingança.

Por que assistir? Com direção de Mike Judge, o filme mostra bastante a relação chefe e funcionário. Mesmo que com uma pegada comida, reflete situações que qualquer pessoa pode passar em uma posição de chefia – e também para saber como lidar com ela.

3. Invictus (2009)

Invictus vai falar de uma administração um pouco mais complicada: a de um país. Ele situa na época após o fim do apartheid e Morgan Freeman interpreta o então presidente da África do Sul Nelson Mandela, que continua em uma situação de divisão.

Por que assistir? Mesmo que a administração de um local seja algo bem difícil, é possível fazer um paralelo com qualquer tipo de comando, afinal, o presidente precisa lidar com uma série de conflitos raciais, sociais e econômicos – algo que pode acontecer de forma semelhante em qualquer empresa, por exemplo.

4. Wall Street – O dinheiro nunca dorme

Gordon Gekko é um homem de negócios que está cumprindo pena ter usado informação privilegiada. Para tentar recuperar seu relacionamento com a filha, ele forja uma aliança com o noivo dela para tentar voltar ao mundo que um dia pertenceu. Mas toda a manipulação dele para tentar alcançar seus objetivos não ficarão escondidas.

Por que assistir? Nem tudo são flores no mundo corporativo e é importante saber lidar com diferentes situações de poder tanto de outras pessoas como também possivelmente suas.

4 Filmes que Todo Estudante de Administração Deveria Assistir. (Imagem: Divulgação)

4 Filmes que Todo Estudante de Administração Deveria Assistir. (Imagem: Divulgação)

Bolsas de Estudos Educa Mais Brasil

Se você se interessou pelo curso de Administração, existem muitas possibilidades para estudar na área de graduação. Existem faculdades públicas e também privadas. E neste segundo caso, o Educa Mais Brasil disponibiliza bolsas de estudos de até 70%. Para saber mais, basta acessar o site, informar sua localidade, tipo de curso e procurar a instituição mais próxima de você. Depois é só conferir como fazer o processo seletivo e se matricular. E, claro, bons estudos pra você.