Como Saber o que Estudar para o Vestibular?

Chegando a época do ano em que todas as faculdades abrem as portas para os alunos com oportunidades de bolsas de estudos, muitos se perguntam como conseguir sozinhos, sem a ajuda de algum curso preparatório passar em vestibulares.

Mas, é possível sim estudar para vestibular sozinho e ainda garantir uma bolsa de estudos. Existem muitas dicas, sites, aplicativos que dispostos a auxiliar estudantes que querem uma bolsa de estudos e não tem um apoio financeiro o suficiente para fazer cursos preparatórios.

Estudar para o vestibular

Estudar para o vestibular. (Imagem: Divulgação)

Como se Preparar para o Vestibular

Estudar para o vestibular e organizar suas rotinas são marcos importantes para o início dessa trajetória.

É bom sempre separar algumas horas por dia para se dedicar aos estudos, independente de qual horário do dia, seja manhã tarde ou noite, o importante é se concentrar totalmente nos estudos. Também ficar atento aos prazos de inscrições e datas das provas para não se perder, ficar sempre atento nas datas é importante.

Cronograma de Estudos para o Vestibular

É bom se organizar e separar um horário certo para estudar durante o dia, podem ser duas, ou três horas, o que já é o suficiente para uma boa rotina. É importante sempre dividir as cargas horárias de estudos entre conteúdo e questões objetivas, para que o conteúdo seja melhor ‘absorvido. Assim, você terá certeza de quanto entendimento teve sobre o conteúdo estudado.

Também é bom para estudar para o vestibular separar os conteúdos pelos dias. Como por exemplo, segunda estudar matemática, na terça português, na quarta Redação e assim por diante. É de extrema importância estudar e praticas a redação, já que a mesma é uma das notas principais de qualquer vestibular, e também sempre separar a redação por introdução, desenvolvimento e conclusão.

Uma dica importante para isso, seria sempre que lhe for apresentado o tema, fazer uma introdução sobre o tema, um paragrafo sobre o lado negativo, outro sobre o lado positivo e uma conclusão, já se for algo para se ‘resolver’ se dá uma introdução, após explica o problema, depois explica a solução para o problema e depois uma conclusão.

Cronograma de Estudos para o Vestibular

Cronograma de Estudos para o Vestibular. (Imagem: Divulgação)

Material para Estudar para o Vestibular

O material para estudar para o Vestibular pode ser encontrado em diversas páginas online na internet, matérias como Matemática, Português, Ciências Biológicas e Humanas são certas em provas de vestibular, e geralmente são conteúdos de ensino médio.

Porem, para faculdades diferentes existem provas diferentes, então é importante procurar as antigas provas de vestibular da instituição que irá prestar vestibular.

 Apostilas Grátis para Estudar para o Vestibular

Apostilas podem ser encontrados em diversas páginas na internet, como o Canal do Ensino, CF provas, entre outros, vale sempre prestar atenção em onde você irá prestar o vestibular para melhorar suas chances.

Bolsa de Estudos do Educa Mais Brasil

O Educa mais Brasil é um programa do Governo Federal que disponibiliza bolsas de estudos de até 70% de desconto em várias instituições de ensino em todas as cidades do Brasil, seja presencial ou EAD (Ensino a Distância). Para instituições de ensino superior, médio e até técnico, o programa já benefício diversos estudantes no Brasil.

Bolsa de Estudos do Educa Mais Brasil

Bolsa de Estudos do Educa Mais Brasil. (Imagem: Divulgação)

Para saber as vagas disponíveis, modalidades e instituições que possuem o programa na sua cidade é importante entrar na página oficial do Educa Mais Brasil, lá poderão ser encontradas todas as bolsas disponíveis e a porcentagem da bolsa de estudos.

Leia também: Como fazer a sua inscrição no Educa Mais Brasil!

Educa Mais Brasil Inscrições

Para se inscrever é necessário ter em mãos documentos como Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência, possuir o resultado do Enem também é importante. Assim você poder escolher a qual bolsa gostaria de concorrer.