O que você mais ama na Faculdade?

O período que antecede a entrada em alguma faculdade é ao mesmo tempo importante e bastante complicado. Muitas vezes, a decisão fica nas mãos de jovens ainda muito novos e que não têm tanta certeza do que querem para o seu futuro – tanto que é bastante comum que estudantes iniciem cursos de graduação e desistam no começo, no meio e até mesmo perto do fim.

A grande questão é que, diante de muitas dúvidas, o vestibulando não sabe muito bem o que fazer: seguir uma carreira que ele sente que ama?

O que você mais ama na Faculdade?

O que você mais ama na Faculdade? Imagem:divulgação

Fazer um curso de uma área que está em destaque e rende bons frutos? Seguir a opinião da família e outras pessoas? Ou seja, pode ser um caos total, além da pressão de realmente passar em uma universidade.

Claro que existem algumas maneiras de tentar resolver esse assunto e ponderar as vontades. Então, se você está passando por esse período, não se preocupe. É importante fazer a escolha certa, mas não é um grande pecado ir descobrindo aos poucos qual a sua vocação. Para isso, discutimos alguns tópicos importantes sobre o assunto; confira.

Fazer o que mais ama na faculdade é importante?

Sim, claro que é! Mas precisamos discutir diversos fatores antes de bater o martelo e decidir o que quer, certo? Desde a escola já é possível definir, pelo menos, um tipo de área que você vai seguir. Tem muita gente que tem uma mega-afinidade com exatas e adora os números, outras pessoas preferem biológicas para estudar animais ou humanos e uma outra parte se identifica mais com a área de humanas e gosta de se comunicar com o outro.

Primeiro de tudo é importante entender em qual delas você gosta, ou melhor, qual não gosta. É comum se identificar com cursos de mais de uma área, por exemplo, mas encontrar aquela que você não se vê fazendo algo de jeito nenhum é mais importante ainda. Consegue visualizar essa situação? Então, é hora de encontrar aquilo o que você gosta.

O que você mais ama na Faculdade?

O que você mais ama na Faculdade? Imagem:divulgação

Claro que você é jovem e, sim, pode acontece de se decepcionar com o que escolheu e resolver fazer algo completamente diferente, mas isso não precisa ser um problema enorme. E se já está decidido o que quer fazer, ótimo, ponto pra você. Tudo isso porque, pense só, essa pode ser a profissão que você vai trabalhar por anos… E ninguém quer passar mais de cinquenta anos fazendo algo que odeia, certo? É por isso que é muito importante fazer algo que ama ou que, pelo menos, tem muita identificação.

E a opinião dos outros conta?

Conta, desde que você saiba filtrá-las. Mas como assim? É o seguinte: as pessoas a sua volta sempre opinarão que você deve fazer de outro jeito, que deve seguir outra profissão e outras informações que nem sempre serão relevantes para o seu caso. Mas, antes de tudo, ouça o que elas têm a dizer e absorva aquilo que acha necessário.

Pode ser que seu pai queria que você seja médico, engenheiro ou advogado porque ele também é, mas se você quer fazer Veterinária, não adianta começar algo que não quer, certo?

O que você mais ama na Faculdade?

O que você mais ama na Faculdade? Imagem:divulgação

Então, vale ouvir e falar também. Mostre os motivos que o levaram a escolher aquela determinada profissão, porque quer fazer aquele curso e seguir aquela carreira. Mostre que é importante para você e só você viverá aquilo.

Mas a dica é evitar brigas. Na maioria das vezes, elas não levam a nada e só geral mal-estar. Sentar, trocar uma ideia, entender pontos positivos e negativos fazem toda a diferença. E você e sua família podem sempre entrar em um acordo, não é mesmo?

Pesquise muito

E isso também é importante. Sabe por quê? Às vezes você coloca na cabeça que quer de todo o jeito prestar vestibular para tal curso e, no final das contas, não tinha nada a ver com o que esperava. Então, hora de colocar a mão na massa, a internet tá aí para descobrir um mundo sobre a profissão que quer seguir.

O que você mais ama na Faculdade?

O que você mais ama na Faculdade? Imagem:diuvlgação

Pesquise sobre como funciona as faculdades, como é aquele curso em cada uma delas e as aulas teóricas e práticas que terão. Entrar em grupos nas redes sociais e conversas com outros estudantes ajuda bastante.

Tente conversar também com pessoas que já estão trabalhando nessa área. Pergunte sobre a rotina, o que faz, como funciona, peça dicas e descubra como funciona tudo o que está relacionado aquela profissão. Faça uma pesquisa a fundo e, se no final das contas for aquilo mesmo, talvez você tenha descoberto a sua vocação.

Não é o que eu quero… E agora?

Hora de voltar na famosa estaca zero e passar por todas as etapas de novo. Mas não se preocupe, viu? Claro que desistir de uma faculdade que você ralou tanto para entrar não é a coisa mais fácil e legal do mundo, mas isso aconteceria uma hora ou outra.

O que você mais ama na Faculdade?

O que você mais ama na Faculdade? Imagem:divulgação

Pode ser com um ano de universidade ou vinte já atuando no mercado de trabalho. Pense nisso e, se precisar, converse com amigos, parentes e até profissionais como psicólogos.

Pensar nas diversas possibilidades…

E você tem muitas, sabia? Além das mais diversas áreas terem profissões abrangentes e você pode se identificar com mais de uma, você ainda tem um leque de possibilidades em relação a universidades.

Explico: pode ser que seus pais impliquem com o fato de que você tenha que mudar de cidade ou de estado para fazer tal curso. Que tal procurar uma instituição em sua cidade que tenham esse mesmo curso?

Bolsa de estudo Educa Mais Brasil

Bolsa de estudo Educa Mais Brasil. Imagem:divulgação

Uma dica é acessar o site https://www.educamaisbrasil.com.br e procurar por cursos e instituições em sua cidade que, além de serem particulares e aprovadas pelo Ministério da Educação (MEC), ainda garantem aos interessados até 70% de bolsa de estudos com um superdesconto nas mensalidades.

Não deixe que esse período e a pressão te afetam. Pesquise bem, veja os prós e contras, escolha aquilo que você gosta e respire fundo! No final das contas, tudo dará certo e você encontrará aquilo que mais tem afinidade para trabalhar.