Os 13 Livros Clássicos que Você Precisa Ler Agora

Se você pretende realizar o ENEM ou realizar algum vestibular nas maiores faculdades ou universidades do país saiba que existe uma lista de livros de autores brasileiros que devem ser lidos.

Estes livros são tão importantes que garantirão que você saia na frente quando realizar a prova seja ela do ENEM ou no Vestibular, garantem o ponto extra para você conseguir sua vaga, uma melhor redação ou a nota que falta para você conseguir uma bolsa de estudos.  

Para saber mais sobre bolsa de estudos acesse o link.   

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

 

Porque Devemos Ler os Livros Clássicos para o Vestibular?

Acontece que estes livros apresentam um enredo e se passam em uma determinada época histórica e lendo é possível realizar interpretações, suposições, argumentações além de mostrar um estilo literário e de História que poderá servir de lembrete ou gatilho para questões relacionadas com História, Geografia etc…   

É possível ainda saber qual o estilo literário que o autor utilizou somente pela forma como ele escreve o texto, o que irá ser muito útil quando for responder questões de Português e Literatura, além de te preparar para as várias formas e estilos de artigos que os vestibulares trazem nas provas.

Sem contar que é através da literatura que podemos conhecer lugares e culturas novas e ainda se colocar no lugar de outra pessoa, o que pode ser sua chance de sair na frente quando estiver realizando as provas, pois irá ter adquirido conhecimento e uma maior habilidade para interpretação de textos o que facilitará na hora de responder questões e realizar a redação.

Porém vale lembrar que não basta somente ler os resumos destes livros, pois as provas são cobradas em cima do enredo e do contexto histórico, além de solicitar informações específicas dos personagens, então não de bobeira.       

Lista dos 13 Livros Mais Pedidos nos Vestibulares e ENEM

Para te ajudar, montamos uma lista com os 13 livros mais pedidos nos vestibulares e no ENEM. Confira a seguir quais são:

– Iracema – José de Alencar

– Vidas Secas – Graciliano Ramos

– Dom Casmurro – Machado de Assis

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

– Capitães de Areia – Jorge Amado

– O Cortiço – Aluísio de Azevedo

– Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

– Macunaíma – Mario de Andrade

– Cidade e as Serras – Eça de Queiroz

– Memória de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida

– Auto da Barca do Inferno – Gil Vicente

– A Hora da Estrela – Clarice Lispector

– A Rosa do Podo – Carlos Drummond de Andrade

– O Guarani – José de Alencar

Além destes livros existem inúmeros outros que podem ser solicitados pelas Universidades e Faculdades de todo o pais tais como:

– O Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa ou

– Vidas Secas de Graciliano Ramos.  

– Alguma poesia de Carlos Drummond de Andrade

– Os condenados de Oswald de Andrade

– A escrava Isaura de Bernardo Guimarães

Portanto, fique sempre atento na lista de livros solicitada pela faculdade que você deseja, pois elas podem ser diferentes dependendo das instituições educacionais, e ler estes livros irá garantir melhores resultados em suas provas e a certeza de que você sairá na frente.

Inclusive para as pessoas que pretendem solicitar bolsas de estudo, pois nestes casos as disputas são mais acirradas.

Bolsas de Estudo – Educa Mais Brasil

O programa Educa Mais Brasil está a mais de 10 anos concedendo bolsas de estudos no valor de até 70%  na mensalidade em mais de 18 mil instituições de educação espalhadas por todo o país.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

O Educa Mais Brasil possibilita que estudantes que não podem arcar com as despesas da mensalidade integral possam estudar em instituições privadas com bolsas de estudo, portanto não existe mais desculpa para não estudar.

Para saber mais sobre o Educa Mais Brasil acesse o site oficial do programa.