Veja 4 Segredos para se dar Bem na Faculdade

Depois de terminar a escola vem a tão sonhada faculdade. Às vezes sair da casa dos pais, mudar de cidade, adquirir maiores responsabilidades. Tudo fica muito diferente e, com todas as coisas que você precisa resolver nessa nova vida, é preciso descobrir algumas dicas de como se dar bem na faculdade para não se perder no meio do caminho.

1 – Frequente as aulas: Parece até uma dica meio óbvia né? Mas quando você chega na faculdade, principalmente quando sai da casa dos pais, existem muitas tentações para faltar as aulas, frequentar bares, sair com os amigos ou mesmo ficar em casa. Mas, o primeiro passo para você se dar bem é aparecer nas aulas. É ali que você tem disponível uma infinidade de professores para passar conhecimento e tirar suas dúvidas.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Além disso, muitos trabalhos que valem nota são realizados durante a aula e alguns professores podem até indicar um aluno que se destaca para o mercado de trabalho. Por fim, lembre-se que se você paga a mensalidade, é um dinheiro que está sendo jogado fora. Ou se não paga e conseguiu uma oportunidade de ótimas bolsas, como as do Educa Mais Brasil, pode estar jogando elas fora enquanto deveria estar usufruindo dessa grande vantagem. Nem sempre só estudar correndo em casa, ajuda você a ser aprovado e muito menos a ser um bom profissional.

2 – Não estude de última hora: Uma oportunidade de entrar em uma faculdade não é para qualquer um. Por isso, aproveite intensamente a sua. Não fique desesperado estudando de última hora porque seu desenvolvimento não vai ser igual. O objetivo da faculdade não é passar na prova e sim, aprender para ser um grande profissional. Por isso, organize seu tempo, use uma agenda para anotar suas provas e trabalhos e não inicie o desenvolvimento dois ou três dias antes. Aprenda a começar a fazer um pouquinho por dia, que logo logo ele fica pronto e com certeza o resultado será melhor.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

3 – Encontre o melhor método de estudo para você: Cada pessoa tem um jeito diferente para estudar que aprende mais rápido. Algumas não se importam com barulho, outras preferem silêncio total. Umas conseguem fixar apenas se transcrevem a matéria, outras já lembram com mais facilidade. Por isso, você precisa encontrar a melhor forma de estudar para seu jeito e focar nela para ter sucesso na faculdade.

4 – Use seu tempo com eficiência: Você precisa separar seu horário de estudo, de trabalho, de descanso e de diversão. Tente dosar a quantidade de tempo correta para cada um. Organize os horários para terminar suas tarefas ou estudos a tempo, sem precisar fazer correndo. Mas, separe também um horário para se distrair, porque todo mundo precisa de uma folga de vez em quando.  –

Como se dar Bem na Faculdade

Não deixe para começar a se esforçar depois de passar a época de calouro ou só no TCC, por exemplo. Entre na faculdade com o pé direito, disposto a aprender e dar tudo de si para se formar como um aluno destaque. Uma das coisas que faz o aluno entrar com mais empolgação na faculdade é uma bolsa de estudos, por isso, se informe se você não pode ser candidato a uma.

Educa Mais Brasil – Como Participar?

O Educa Mais Brasil oferece muitas bolsas de estudos por todo o país, e ainda não são só para graduação. Entre no site do programa e veja se o curso que você quer estudar está disponível e ainda perto de você. Não perca a oportunidade de aproveitar cada segundo essa época única que é a da universidade.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Agora que você já tem todas as dicas, é só começar a botar em prática no seu dia a dia e se quiser, fale para uns amigos também. Chegou a hora de você tirar boas notas e esquecer as provas finais que assustam tanto.