1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como fazer o fies

Criado pelo governo federal em 199, o FIES é um programa do Ministério da Educação que oferece financiamento estudantil para estudantes de baixa renda. O financiamento é oferecido para cursos presenciais em instituições de ensino superior e particulares que sejam aprovadas pelo MEC.

Estudantes que têm renda familiar de até 3 salários mínimos podem participar do programa, basta estar cadastrado em uma instituição aprovada pelo MEC e cadastrada no programa. Vamos conferir neste artigo, como fazer fies, já que esta é uma boa oportunidade para estudantes que possuem baixa renda.

Como Fazer o Fies?

O Enem é uma opção para pedir FIES. O estudante precisa ter obtido, pelo menos, 450 pontos na média das provas do Exame e nota maior que zero na redação. Essa é a nota mínima para poder participar do processo seletivo, porém os cursos mais concorridos exigem notas melhores, mais altas.

Renda familiar mensal de até três salários mínimos, se encaixam no requerimento do FIES. Para fazer o cálculo e não ficar na dúvida, some a renda de todos os familiares que moram na mesma casa que você, sem os descontos.

Divida pelo número de pessoas e depois divida novamente pelo valor do salário mínimo. Se o resultado for menor ou igual a 3, você atende o critério de renda para pedir o FIES em 2018.

Se você já tem uma bolsa parcial do Prouni, pode tentar o FIES para financiar a outra parte da mensalidade. O bolsista do Prouni que quiser solicitar o FIES, precisa solicitar o financiamento para o mesmo curso no qual já é beneficiário da bolsa, na mesma faculdade.

Verifique as universidades que participam do Financiamento Estudantil. Não perca o prazo das inscrições. A inscrição do FIES só podem ser feitas pela internet.

Após ser selecionado e cumprir todas as etapas de comprovação de informações, o estudante faz a contratação do financiamento em uma agência bancária.  Até o segundo semestre de 2017, apenas o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal estavam autorizados a fazer contratos do FIES.

A partir de 2018, outros bancos regionais e de desenvolvimento podem realizar os contratos. Consulte o edital do processo seletivo e confira em que tipo de financiamento você se encaixa para saber qual banco fará seu contrato, caso consiga uma vaga no FIES.

Fies Inscrição 

Se informe sobre quais os dados que você precisa para fazer o cadastro. Aguarde a validação do seu cadastramento. Após a validação, acesse o site novamente e faça a inscrição. Escolha o seu curso.

Você tem 10 dias para comparecer a universidade com a documentação necessária. Após 3 dias úteis da validação da inscrição, vá até o banco e solicite financiamento. Aguarde a análise de créditos, se for liberado, você já tem seu financiamento.

Fies Aditamento 2018

Foi prorrogado pelo MEC para o dia 20 de novembro o prazo do aditamento de renovação semestral dos contratos do FIES, firmados no 2° semestre de 2017. A medida vale para contratos simplificados e não simplificados. O aditamento deve ser feito por meio do SisFies, disponível no site do MEC e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Fies Boleto 

Confira o passo a passo para conseguir retirar o boleto de pagamento das parcelas do Fies. Saiba como fazer:

– Acesse o site da Caixa através do caixa.gov.br;

– Em seguida, preencha o número do seu contrato de financiamento ou CPF;

– Digite o código verificador e em seguida clique em iniciar operação.

Fies Seleção 

Faça o ENEM, adquira uma nota mínima de 450 pontos em todas as áreas e uma nota superior a 0 na redação. Inscreva-se na universidade cadastrada, Se você for selecionado, vá até o banco e faça o financiamento para começar a desfrutar da oportunidade.

 

Fies Inscrições 2018

As inscrições para o a seleção do FIES 2018, estarão disponíveis no 1° semestre, ainda sem uma data certa divulgada. Para maiores informações, acompanhe no site do FIES.