7 Poderosas Formas de se Motivar Agora a Estudar

O ato de estudar nem sempre é uma coisa prazerosa, mas nem por isso não é importante. Hoje em dias, os cursos de graduação em diversas universidades brasileiras são extremamente concorridos – e isso não é uma exclusividade apenas das instituições públicas. E não pense que estudar é apenas para vestibulares e adentrar na vida universitária.

Pelo contrário, existem outras formas de se profissionalizar uma vez que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido exigindo cursos, pós-graduação e até mesmo um segundo curso, ou seja, você nunca para de estudar – principalmente se decidir que quer fazer concurso público no futuro.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Mas se isso parece um fardo pra sua vida, não se preocupe: existem diversas formas que podem ajudá-lo a se motivar para estudar e alcançar um objetivo que pode acontecer em alguns meses ou até anos. O importante é se organizar, se concentrar e seguir as sete dicas a seguir, elas, com certeza, serão de grande ajuda.

1. Criar sua Própria Rotina

Você pode pegar um milhão de dicas na internet, conversar com amigos e até professores, mas uma coisa é certa: ninguém entende mais de sua rotina do que você mesmo. Talvez para um conhecido seu funcione estudar por doze horas seguidas, mas se não funciona no seu caso, pra que insistir? Por isso, criar sua própria rotina de uma maneira realista e fiel ao que você está proposto. É muito melhor estudar menos por dia e com qualidade do que ficar exausto e não absorver nada.

Então, a primeira dica é pegar papel e caneta e começar a fazer a sua rotina: quantas horas por estudar, quais matérias focar, entre outros. Uma ideia é deixas, por exemplo, mais tempo para as disciplinas que você não tem afinidade e menos tempo para as que tem, assim você só reforça os seus conhecimentos que já possui.

2. Ter um Ambiente Organizado

Pode confiar, não adianta nada tentar estudar em um ambiente cheio de distrações, seja do celular, seja por barulho… neste caso, é necessário encontrar alternativas. Se sua casa é barulhenta, procure estudar ouvindo música, isso funciona para muitos. Se não for o seu caso, procure outros lugares como bibliotecas ou até mesmo algum ambiente escolar, caso ainda esteja na escola.

Se você estuda em casa, é hora de manter a sua mesa de estudos – ou até mesmo local – organizada. Deixe apenas o que você precisa para estudar, desligue-se do celular e outras opções de lazer e partiu estudar. Procure deixar próximo também para as horas de estudo água e algum tipo de lanche para uma pausa como bolacha, barra de cereal ou alguma outra coisa. E lembre-se: é muito importante para seu corpo e cérebro que você faça pausas.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

3. Estabelecer uma Meta

É hora de colocar a determinação em prática e para isso acontecer é muito simples: estabeleça uma meta. Pode ser a curto ou longo prazo, mas ela precisa ser realista também porque colocar algo impossível como objetivo só vai desanimá-lo. Pense em algo que tem dificuldade e quer aprender, por exemplo, estabelece um período para isso acontecer e se empenhe.

Se quiser se desafiar, coloque como meta adentrar alguma universidade ou curso que queria muito mas, para ir de pouco e pouco, que tal fazer uma meta para a sua semana com tudo o que quer estudar? Uma dica é anotar em um papel tudo o que precisa e ir riscando conforme completa. Isso pode estimulá-lo a sempre correr atrás do que quer.

4. Não se Comparar aos Outros

Talvez esse um dos principais pecados por quem está em época de vestibular ou estudos no geral. Não adianta querer ser igual a fulano, cada pessoa tem uma capacidade diferente de aprender determinadas coisas, cada um tem um ritmo e suas facilidades. Se o seu amigo sabe tudo sobre matemática e você sente muita dificuldade com a matéria, não se sinta mal por isso – e você ainda pode aproveitar pra pedir uma ajuda pra ele, que tal?

Outro ponto também importante de não se comparar é quantidade de tempo que uma pessoa consegue estudar, em quantas universidades ela passou, em qual posição… Tudo isso não importa. É ótimo que aquela pessoa conseguiu obter os objetivos dela, mas foque nos seus e é tudo o que deve ser importante!

5. Não ter Medo de Errar

E, principalmente, não ache que você é uma pessoa péssima por isso. Ninguém nasceu sabendo e a maioria das pessoas tem dificuldade com alguma coisa, pode pesquisar pra quem quiser ao seu redor nas escolas e cursinhos. Não desanime, insista até que aquele erro se torne um acerto. Faça um exercício quantas vezes achar necessário até aprender aquela fórmula de física que parece impossível.

Também não deixe as pessoas te influenciarem e fazerem você acreditar que é péssimo por não ter conseguido algo e que você tem que desistir. Não é porque você fez um simulado e não mandou bem que tudo está perdido. Sente, veja no que errou e procure sempre melhorar.

6. Procurar Universidades com Bolsas

Muitas pessoas sonham entrar em universidades públicas, mas são poucas vagas por curso e nem todo mundo consegue. Mas esse fato não precisa te desanimar, não. Afinal, existem muitas faculdades particulares que possuem excelentes cursos. Ir para uma universidade pública, muitas vezes, implica o fato de ter que mudar de cidade, arrumar um novo lugar para morar e ter gastos extras, por isso não é algo viável para todos e, nem sempre, as pessoas querem ficar longe de suas famílias.

Se você se encaixa em algum desses casos, não se preocupe, existem muitas bolsas de estudos que você pode encontrar em faculdades próximas de você. Assim, você economiza, faz um bom curso, fica estimulado a estudar e sem precisar se distanciar de sua casa ou cidade. Então, se quiser ter mais essa opção, não deixe de acessar o site e conferir todas as bolsas de estudos disponíveis pra você.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

7. Buscar Aquilo que Você quer e Gosta

Mesmo sendo a última dica, ela não é a menos importante. Pelo contrário, ela é muito fundamental. Nada melhor do que se motivar a estudar quando você procura algo que gosta, então, é essa a principal atitude a tomar: estudar e se desafiar para alcançar um objetivo que é inteiramente seu. Seja no curso da faculdade ou na profissão a seguir, não deixe de colocar aquilo o que sonha e almeja em primeiro lugar.

Se você está em período de estudos, não desanime, tudo vai dar certo no final! Não deixe de seguir nossas dicas e dê seu toque de criatividade para não perder o ritmo e ficar cada vez mais motivado para realizar um sonho!