Como Entrar na Faculdade Particular?

A faculdade particular é o sonho de muitas pessoas. Estudar em uma instituição de grande qualidade de ensino, com um corpo docente altamente qualificado e uma infraestrutura completa para todos os cursos.

Estudar em uma faculdade particular pode ser extremamente bom, mas para conseguir isso é preciso estudar e se dedicar bastante, afinal elas ainda mantêm o vestibular tradicional, ao contrário da grande maioria das instituições públicas. Uma das diversas maneiras de conseguir pagar as mensalidades de uma faculdade particular é com bolsa de estudo. A seguir você vê como entrar e como conseguir pagar suas mensalidades.

Como entrar numa faculdade particular?

Para entrar em uma faculdade particular você precisa verificar quais são os meios de ingresso fornecidos pela mesma. Algumas faculdades disponibilizam somente o vestibular tradicional, enquanto outras também permitem que seja usada a nota do ENEM ao invés do vestibular. Algo que está em alta atualmente é o vestibular agendado, em que você pode escolher a data de realização da prova.

Como Entrar na Faculdade Particular?

Como Entrar na Faculdade Particular? Imagem: divulgação

Essas três opções são unânimes em grande parte das faculdades particulares. Algumas delas também oferecem ingresso por meio do ProUni e outras disponibilizam bolsa de estudo pelo Educa Mais Brasil.

Faculdade particular precisa de vestibular?

Sim, a faculdade particular precisa de vestibular. A menos que você tenha realizado o ENEM nos últimos anos, tenha obtido uma boa nota e a faculdade permita usá-la, nesse caso você pode ingressar com o ENEM, sem necessidade de fazer o vestibular. Entretanto, se você não quer usar a nota ou não fez o exame, a única maneira de ingressar na faculdade particular é por meio do vestibular.

Para entrar na faculdade precisa fazer ENEM?

Depende muito da faculdade que você deseja entrar, mas fazer o ENEM abre diversas oportunidades para você. Com o ENEM você consegue entrar em diversas instituições públicas de nosso país, mas as faculdades particulares, pelo menos algumas delas, também aceitam que o estudante use a nota para ingressar.

Como Entrar na Faculdade Particular?

Como Entrar na Faculdade Particular? Imagem: divulgação

Por isso depende muito de você, do seu objetivo e do que você quer fazer. Se você quer entrar em uma faculdade particular e prefere se dedicar para o ENEM, pode focar em tirar uma nota alta no exame e depois usá-la para ingressar no curso desejado. Entretanto, é fundamental conferir com antecedência se a instituição disponibiliza essa opção, pois não são todas.

Vestibular faculdade particular reprova?

Se você realizar o vestibular da faculdade particular e não se preparar, há grandes chances de reprovar. Não há um valor mínimo para ser obtido no vestibular, entretanto cada curso possui notas de corte e é indicado que o seu resultado seja nessa mesma média ou ainda maior, para você ter mais chances de ingressar.

Se a sua nota for muito baixa, dificilmente você conseguirá a vaga. Há cursos com notas de corte menores em que o estudante não precisa de muito, mas isso também depende da nota dos demais candidatos inscritos nesse curso. Além disso, em algumas faculdades, quanto maior sua nota no vestibular, maior pode ser o desconto nas mensalidades.

Bolsa de Estudo Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil que mencionamos anteriormente é um programa de iniciativa privada que oferece bolsa de estudo com até 70% de desconto, em todas as modalidades de ensino. Caso você consiga ingressar na faculdade particular, mas não tenha como arcar com o valor total da mensalidade, pode se inscrever no programa e tentar conseguir um bom desconto.

Bolsa de Estudo Educa Mais Brasil

Bolsa de Estudo Educa Mais Brasil. Imagem: divulgação

Lembrando que é preciso conferir com a instituição se ela é parceira da iniciativa e se permite que isso seja feito. As inscrições no Educa Mais Brasil ficam abertas o ano inteiro.