Como estudar para o ENEM

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e em outros vestibulares, há temas que são cobrados com muito mais frequência, enquanto outros podem consumir um enorme tempo de estudo, mas quase nunca aparecem na prova. Para ajudar você a fazer seu tempo render e direcioná-lo àquilo que for mais importante, o Guia do Estudante conversou com professores de cada matéria e reuniu um total de 80 dicas para lidar com elas. Essas dicas incluem conteúdos e as estratégias mais apropriadas a cada uma.

Passar no Enem exige que o candidato estude e se esforce durante bastante tempo, dedicando algumas horas do seu dia às matérias cobradas no exame. Veja a seguir como estudar para o Enem.

Como estudar para o Enem sozinho?

Estudar para o Enem não é fácil, ainda mais quando, por algum motivo, você faz isso sozinho. Existem centenas de cursinhos preparatórios para o vestibular em todo o país, mas seja por escolha própria ou por falta de recursos, muitos estudantes acabam estudando por conta própria, e atualmente já existe um bom percentual de aprovados que se preparam nessas condições.

Para estudar sozinho você precisa ter foco e ficar sempre antenado nas exigências do vestibular, além de não se distrair com coisas pequenas. Uma boa tática é separar algumas horas do seu dia, como durante a tarde, e ir para uma sala vazia e sem qualquer tipo de barulho. Deixe seu celular em outro cômodo e leve junto apenas água, lanches e os materiais que irá usar para os estudos. Além disso, é importante também saber dar importância a determinados pontos de cada matéria.

Enem estudar matérias

Estudar cada matéria que irá cair no Enem é um pouco difícil, principalmente se você começar a se preparar somente três ou quatro meses antes do exame. Para ajudar você a definir o que é mais importante e focar nos principais assuntos, existem os canais no Youtube. Centenas de professores possuem canais onde oferecem aulas sobre as principais matérias abordadas no Enem, como se fosse um cursinho preparatório, com a diferença de ser online e totalmente gratuito.

Basta você procurar: há muitos canais já reconhecidos por oferecem ótimas aulas de conhecimento para quem está se preparando para o Enem.

Como começar a estudar para o Enem 2018

O Enem 2018 já está chegando e com menos de um mês para sua aplicação ainda existem pessoas que não começaram a se preparar. Isso é lamentável, mas não é o fim do mundo. Não há como você se inteirar sobre todas as matérias agora, mas para ajudar você a se sair melhor, uma das opções é ler os jornais de agora e de meses passados (isso pode ajudar principalmente na hora da redação).

Outra opção é acompanhar os resumões realizados pelos canais no Youtube, onde abordam os principais pontos estudados durante o ano e que possivelmente serão abordados no Enem.

Estudar para o Enem redação

A redação tende a meter muito medo nos estudantes, por isso a preparação para essa parte específica deve iniciar desde cedo. A melhor forma de se preparar para a redação é ler, seja jornais, revistas, sites na internet, o que for. Outra dica importante é se inteirar sobre os principais acontecimentos no mundo inteiro e praticar: use os temas dos anos anteriores como base, crie suas redações e leve para professores corrigir.

Como estudar para o Enem?

Estudar para o Enem irá exigir em torno de 4 horas por dia. Há pessoas que estudam mais, mas esse é um tempo razoável e assim você não estará passando do seu limite. Também não vale ficar estudando o dia inteiro e esquecer de viver, né?

Para estudar para o Enem você precisa estar ciente das matérias que serão cobradas, ou seja, todas do ensino médio. Tenha livros escolares em casa, compre ou baixe apostilas na internet, tenha em mãos provas anteriores do Enem e até mesmo redações de estudantes que tiraram a nota máxima. Tudo isso lhe ajudará nos estudos de certa forma.