Conheça os Principais Programas de Bolsas para Faculdades

Para ingressar em uma faculdade privada muitos jovens vão em busca de programas que ofereçam bolsas de ensino superior com descontos, tornando mais fácil o pagamento das mensalidades que nem sempre cabem no bolso. Em nosso país existem 3 principais programas de bolsas para faculdades, cada um com suas características e requisitos.

O interessado pode se candidatar nos três programas, mas terá que escolher somente um se for selecionado. A seguir, conheça os principais programas de bolsas para faculdades de nosso país.

Conheça os Principais Programas de Bolsas para Faculdades.

Conheça os Principais Programas de Bolsas para Faculdades. (Imagem: Divulgação)

ProUni

O Programa Universidade para Todos oferece bolsas de estudo integrais e parciais para quem deseja ingressar no ensino superior privado. Todas as bolsas são apenas para graduação e há uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos participantes.

Só recebem as bolsas integrais aqueles com uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. Mas além disso, é preciso ter realizado o ensino médio em escola pública. Também é preciso ter participado do ENEM. As inscrições acontecem somente no início de cada semestre e duram por poucos dias, sendo um programa extremamente concorrido.

Quero Bolsa

O Quero Bolsa é uma iniciativa que disponibiliza bolsas de ensino superior com até 75% de desconto somente para graduação. Você pode pesquisar as oportunidades no site o ano inteiro e se inscrever quando achar a vaga dos seus sonhos que possua um bom desconto.

O Quero Bolsa disponibiliza descontos apenas para o ensino privado e conta com a parceria de várias faculdades do país inteiro para que possa ofertar as vagas.

Não há muitos requisitos: você só não pode ter uma renda muito alta, preferencialmente deve ser compatível com o desconto desejado para comprovar a sua necessidade da bolsa. Pelo site você ainda pode informar sua localização e conferir todas as instituições parceiras mais perto de você.

Conheça os Principais Programas de Bolsas para Faculdades.

Conheça os Principais Programas de Bolsas para Faculdades. (Imagem: Divulgação)

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é parecido com o Quero Bolsa, mas ainda assim ambos possuem diferenças. O Educa Mais Brasil mantém suas inscrições abertas o ano todo e oferece descontos de até 70% para todas as modalidades de ensino, ou seja, ensino básico, ensino médio, ensino superior, cursos técnicos, cursos de idiomas e muito mais.

As bolsas variam bastante pois cada instituição oferece descontos conforme sua disponibilidade. Qualquer um pode participar, desde que também possua uma renda compatível. O Educa Mais Brasil está se tornando muito conhecido e por isso você deve aproveitar e se inscrever o quanto antes.

Bolsas do Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil oferece bolsas de ensino superior de até 70% de desconto para todas as modalidades. É possível encontrar descontos para cursos a distância, mas como eles são mais baratos, os descontos tendem a ser menores, geralmente na média de 40%.

Você pode pesquisar no site o nome da instituição desejada e conferir todos os descontos que ela oferece ou ainda pesquisar usando o nome do curso desejado, assim poderá encontrar os melhores descontos.

As bolsas do Educa Mais Brasil duram por todo o período do curso, o contemplado só precisa se certificar de efetuar a renovação do contrato a cada seis meses.

Conheça os Principais Programas de Bolsas para Faculdades.

Conheça os Principais Programas de Bolsas para Faculdades. (Imagem: Divulgação)

Como se inscrever no Educa Mais Brasil

Como mencionamos anteriormente, as inscrições ficam abertas durante o ano inteiro. Você só precisa acessar o site e efetuar a pesquisa informando o nome do curso ou da instituição e a sua cidade. Você poderá conferir os detalhes de todas as bolsas de ensino superior e selecionar aquela que melhor se encaixa no seu perfil.

O próximo passo é efetuar o seu cadastro, preenchendo todos os espaços em branco com os dados pessoais que são solicitados. Informe também um e-mail válido. Em seguida é só aguardar o programa analisar suas informações.