Dica de FILME: 3 Filmes que Todo Jornalista Deveria Assistir!

Todo mundo sempre fala o quanto é importante estudar a profissão que você deseja seguir, mas estando ou não já no cargo dos sonhos, uma coisa é certa: nunca é tarde para aprender mais. Só que não pense que isso é válido apenas para livros e artigos com palavras difíceis e que, facilmente, você poderá esquecer.

Uma ótima maneira para saber um pouco mais sobre uma profissão, é assistindo a um filme com a temática – e ainda acompanhado de uma boa pipoca e refrigerante. E se você é aspirante a jornalista ou já está seguindo carreira na profissão, veio ao lugar certo. Por isso, confira três filmes interessantes sobre o jornalismo e inspire-se.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

O que Estuda e Faz um Jornalista?

Se você está prestes a entrar em uma faculdade de jornalismo, saiba que os seus estudos dependerão da instituição escolhida por você. Tudo porque elas podem ser mais práticas e voltadas para o mercado de trabalho ou teóricas e voltadas para a vida acadêmica. Independente disso, você terá contato com matérias mais teóricas nos primeiros anos com aprendizado mais humanístico como sociologia, filosofia e outras de introdução a profissão escolhida.

Já nos anos posteriores, a faculdade ministrará disciplinas mais específicas e também voltadas para o aprendizado prático dos estudantes como jornalismo digital, impresso, marketing, assessoria de imprensa, televisão, rádio e afins. Em alguns casos, também entram para a grade do curso economia, política e outros.

Agora, depois de formado, o jornalista poderá atuar em diversas áreas diferentes como em televisões, rádios, editoras, revistas, jornais, blogs, sites, assessorias, publicidade, área de comunicação e marketing de uma empresa em específico… Enfim, tudo dependerá de qual é a sua afinidade com o mercado de trabalho, afinal, opção existe, sim, mesmo que o mercado de comunicação esteja em constantes mudanças.

Confira Três Filmes para Jornalistas

Bom, agora você tem uma ideia melhor do que estuda e faz um jornalista, mas que tal entender de uma maneira um pouco diferente e até mesmo divertida? Para isso, separamos três filmes que falam sobre o assunto, mas o abordam de maneiras um pouco diferentes. Divirta-se!

1. Tudo pelo poder (2011)

Esse é para aqueles que querem seguir carreira de assessoria de imprensa em algo bastante polêmico: Política! Aqui, acompanhamos a história de Stephen Myers, um cara que é assessor de uma governadora americana que quer concorrer à presidência. Ao tomar esse posto, ele terá contato com um lado mais sujo da política e como funcionam as questões para um político chegar à presidência – que nem sempre é da maneira mais limpa.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Por que assistir? Ele mostrará como é o papel do jornalista dentro de uma situação como essa, a de política. Hoje vemos em nosso país, por exemplo, muitos casos envolvendo políticos e, por trás de cada um deles, existe um profissional para ajudá-lo a lidar com a imprensa – ou seja, é um papel importante. Além disso, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e tem direção de  George Clooney.

2. Spotilight: Segredos Revelados (2015)

Spotlight também vem tratar de um assunto bastante polêmico, pesado e um pouco diferente do filme anterior. Nessa história, um grupo de jornalistas começa a investigar casos de abusos de crianças por padres católicos – casos esses que foram acobertados pela Igreja. Com isso, eles terão que reunir provas para julgar todos os envolvidos nesse grande escândalo.

Por que assistir? O filme retrata bem o papel do jornalista, que é informar a sua população. Os profissionais aqui retratados têm em mãos um assunto muito sério e cabe a eles investigar se ele procede ou não e, assim, levar todos os envolvidos a julgamento. Ele também conta com um time de atores de peso, ganhou um Oscar de Melhor Filme e é dirigido por Thomas McCarthy.

3. O Abutre (2014)

O Abutre é um longa que retrata a história de Louis Bloom. Interpretado por Jake Gyllenhaal em uma performance impressionante, o protagonista está em uma difícil procura por emprego e decide entrar de maneira independente no ramo do jornalismo criminal indo atrás de crimes e vendendo seu conteúdo para aqueles que se interessarem.

Por que assistir? São diversos motivos para que esse filme esteja na lista, mas dois deles são principais. O primeiro é a questão do sensacionalismo do jornalismo e como a imprensa aborda questões criminais. A segunda é o fato de que o mercado para a área não é o dos melhores no momento e levam os seus profissionais a procurarem meios independentes de fazerem o seu trabalho.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsas de Estudos Educa Mais Brasil

Se interessou pela profissão de jornalismo? Então, saiba que tem muita oportunidade para você estudar na área em faculdades públicas ou privadas. Neste caso, não deixe de contar com o Educa Mais Brasil que disponibiliza bolsas de até 75% em instituições particulares. Acesse o site para saber mais e não deixe de se preparar para estudar e trabalhar em uma área que goste.