Educa Mais Brasil ou FIES: Qual o Melhor para Começar uma Graduação?

O Educa Mais Brasil e o FIES são programas que oferecem aos estudantes uma alternativa para que possam estudar pagando menos pela graduação ou pelo menos tendo mais tempo para começar a pagar as mensalidades. Muitas pessoas têm dúvidas em relação aos dois e ficam se questionando sobre qual oferece as melhores vantagens.

A seguir, nós falaremos sobre o funcionamento de ambos os programas, além de apontar os benefícios de cada um. Com isso, você mesmo poderá chegar na conclusão de acordo com os seus objetivos.

Educa Mais Brasil ou FIES: Qual o Melhor para Começar uma Graduação?

Educa Mais Brasil ou FIES: Qual o Melhor para Começar uma Graduação? (Imagem: Divulgação)

Como Funciona o FIES?

O FIES é o Financiamento Estudantil do governo. Para poder contratá-lo o estudante precisa ter feito o ENEM e já estar com a vaga garantida na universidade, portanto é preciso ter uma nota boa no exame para que consiga a vaga. Além disso, o financiamento exige que o estudante possua uma conta bancária, além de um fiador.

Mas no que consiste o FIES? Consiste em permitir que o estudante curse toda a graduação e comece a pagar as mensalidades somente depois de já estar formado e com um emprego garantido. Após se formar, o estudante possui um prazo para começar a pagar as mensalidades. Durante o curso, é preciso pagar a cada 3 meses o valor de R$150, referente aos encargos do financiamento. Além disso, o estudante precisa renovar o contrato a cada seis meses, de modo contrário perderá o benefício.

Como se Inscrever no FIES?

As inscrições para o FIES são realizadas a cada seis meses pela internet, sendo preciso preencher um formulário e aguardar resposta do sistema. Se for aprovado, o aluno terá que ir até a universidade com seus documentos e fiador para seguir as demais etapas do financiamento. Depois disso, poderá começar a estudar e irá pagar as mensalidades quando já estiver formado, com alguns juros.

Educa Mais Brasil ou FIES: Qual o Melhor para Começar uma Graduação?

Educa Mais Brasil ou FIES: Qual o Melhor para Começar uma Graduação? (Imagem: Divulgação)

Como Funciona o Educa Mais Brasil?

Já o Educa Mais Brasil é um programa de iniciativa privada que disponibiliza a todos os brasileiros bolsas com descontos de até 70% para a graduação e todos os outros tipos de ensino. O programa possui parceria com várias faculdades privadas que disponibilizam vagas para seus cursos presenciais e a distância com ótimos descontos.

Dessa forma, você pagará menos pela mensalidade e não precisará devolver nenhum dinheiro após se formar, nem arcar com encargos ou juros. Você recebe o desconto, começa a estudar e vai pagando a mensalidade já com o desconto. O melhor é que as inscrições do Educa Mais Brasil ficam abertas durante o ano inteiro pelo site, pois a cada mês novos descontos são adicionados.

Para mais informações sobre o Educa Mais Brasil, CLIQUE AQUI!

Como se Inscrever no Educa Mais Brasil?

Como dissemos, as inscrições do Educa Mais Brasil ficam abertas o ano inteiro no site do programa, mas a grande maioria das vagas são disponibilizadas no início de cada semestre. Você acessa o site, escolhe a modalidade de educação e informa o curso desejado. Na página seguinte, poderá conferir a lista completa de bolsas e descontos para o curso, podendo selecionar a desejada.

Educa Mais Brasil ou FIES: Qual o Melhor para Começar uma Graduação?

Educa Mais Brasil ou FIES: Qual o Melhor para Começar uma Graduação? (Imagem: Divulgação)

A inscrição consiste em um cadastro, onde o estudante terá que colocar todos os seus dados e um e-mail válido. É recomendado também ter participado do ENEM, pois essa informação será solicitada e será através dela que o sistema julgará se você merece a bolsa ou não.

E, além disso, sua renda não deve ser tão alta, pois o objetivo do programa é beneficiar aqueles que não têm condições de arcar com a mensalidade integral. Portanto quanto maior for o desconto, menor deverá ser sua renda. A resposta do programa é enviada para o e-mail com todas as instruções para o estudante poder efetuar a matrícula e usufruir do desconto.