Realize seu SONHO! Estude na Faculdade que Tanto Deseja…

Entrar para a faculdade dos sonhos é o objetivo de centenas de pessoas, entre jovens e adultos brasileiros, que encontram muita dificuldade e falta de oportunidades com o sistema de educação de nosso país. Até há oportunidades, mas as notas de corte são altíssimas e onde elas são razoáveis, é preciso arcar com mensalidades exorbitantes.

Em meio a todos esses desestímulos há alguns programas federais e privados que ofertam vagas em todo o país com o intuito de facilitar o acesso à educação superior e permitir que inúmeros brasileiros se qualifiquem sem pagar nada ou quase nada. Através desses programas você pode realizar o seu sonho e estudar na faculdade que tanto deseja. Quer ver como? Leia a seguir.

Realize seu SONHO! Estude na Faculdade que Tanto Deseja... (Imagem: Divulgação)

Realize seu SONHO! Estude na Faculdade que Tanto Deseja… (Imagem: Divulgação)

Estude na Faculdade com o ProUni

Você já ouviu falar no ProUni? Ele é um programa do governo federal que oferece bolsas parciais e integrais para o ensino superior privado. Com ele você pode conseguir uma bolsa de 50% ou 100% para o seu curso, de acordo com sua renda. As bolsas integrais são concedidas àqueles que comprovarem uma renda de até um salário mínimo e meio por pessoa. As bolsas duram o curso inteiro e não há necessidade de renovação.

Como ele oferta bolsas de estudo em instituições privadas, as notas de corte tendem a ser bem menores do que as encontradas em instituições públicas. Sendo assim você tem uma chance maior de conseguir ingressar, mas lembre-se que possuir uma renda compatível com a bolsa também é essencial. O ProUni realiza dois processos seletivos anuais e você pode se inscrever pela internet, usando a sua nota do último ENEM.

Estude na Faculdade com o FIES

Outra opção é o FIES. Assim como no ProUni você encontra notas de corte bem menores do que nos demais programas, mas a diferença é que para conseguir o financiamento o estudante já deve estar matriculado na instituição. Ou seja, ele deve primeiro fazer o vestibular da instituição e tirar uma boa nota para conseguir se matricular.

Realize seu SONHO! Estude na Faculdade que Tanto Deseja... (Imagem: Divulgação)

Realize seu SONHO! Estude na Faculdade que Tanto Deseja… (Imagem: Divulgação)

 

Quando matriculado, o estudante deve se inscrever no sistema do FIES de acordo como manda o figurino, e seguir todos os passos do site. O estudante precisa possuir uma renda compatível com o financiamento e, a cada três meses, paga uma taxa referente aos juros do financiamento. Outro diferencial do FIES é que após formado o estudante deve pagar todo o valor do curso de volta ao banco.

Estude na Faculdade com o Educa Mais Brasil

Uma das opções mais viáveis, além do ProUni, é o Educa Mais Brasil. Ele é um programa de iniciativa privada que oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto em todas as modalidades de ensino. Ele não oferece bolsas integrais, mas não exige que o estudante pague de volta todo o desconto depois de estar formado.

Se você der a chance de conseguir uma bolsa de 70% de desconto e a mensalidade em si do seu curso não for muito alta, pode pagar realmente pouco para se qualificar. O Educa Mais Brasil firma parceria com várias instituições privadas de ensino superior, por isso você encontra a grande parte dos cursos sendo oferecidos com bolsas que variam entre 40% e 70%. Para conseguir a bolsa você deve ter uma nota média no

ENEM e uma renda compatível com a bolsa desejada. No Educa Mais Brasil você deve renovar a bolsa a cada seis meses, efetuando o pagamento de uma taxa referente a 10% do valor das mensalidades.

Qual é a Melhor Opção?

A escolha pelo programa ideal depende de cada um. Você deve avaliar vários fatores antes de decidir, como o valor que está disposto a pagar (se a resposta for nenhum, o melhor é optar pelo ProUni onde você pode ganhar uma bolsa integral). Se você achar que consegue arcar com um pouco da mensalidade, opte pelo Educa Mais Brasil.

Realize seu SONHO! Estude na Faculdade que Tanto Deseja... (Imagem: Divulgação)

Realize seu SONHO! Estude na Faculdade que Tanto Deseja… (Imagem: Divulgação)

O FIES é uma boa opção, mas entre todos os programas citados ele é o que possui mais juros e apresenta as principais desvantagens, que é ter que arcar com o valor depois de já estar formado. Avalie diversas situações e inscreva-se na opção que se enquadrar ao seu perfil e necessidade, o importante é ingressar na faculdade e realizar o seu sonho.