Tem Problemas com a MATEMÁTICA? Saiba Como Mandar Bem!

A matemática é uma das áreas de conhecimento que o estudante conhece desde o início de sua vida na escola. É uma matéria presente no ensino fundamental que, ao longo dos anos, se torna mais difícil. A partir do ensino médio a matemática tende a ser temida pela grande parte dos estudantes, por conter muitos cálculos, fórmulas, regras e outras características que sempre devem estar na ponta da língua.

Não é fácil encontrar um estudante que realmente goste da matéria, mas também não é impossível. Com as técnicas certas é possível sim gostar de matemática, entender grande parte dos assuntos abordados e sempre se sair bem, seja nas provas escolares ou até mesmo no vestibular. Se você tem problemas com a matemática, veja a seguir como mandar bem.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Dicas para te Ajudar com a Matemática

Superar as dificuldades na matemática não é algo muito fácil; exige tempo, paciência e dedicação por parte do aluno. Mas se tudo isso for aliado a uma boa dose de animação e persistência, você chega lá. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas que podem realmente fazer diferença na hora de estudar. Vamos às dicas!

– Identifique suas dificuldades: ok, a sua dificuldade é a matemática, mas sempre foi assim? O que a fez se tornar essa dificuldade para você? Matérias e conceitos mal entendidos, pois foram explicados de forma complicada pelos professores? Isso acontece, então busque outras fontes. O primeiro passo é identificar o motivo que levou a matemática a ser vista com esses olhos por você, quando isso começou.

– Estude: depois de identificar sua dificuldade, chegou a hora de estudar. Busque explicações sobre os conceitos que não entende em lugares diferentes; assista a vídeoaulas de diversos professores até que consiga entender como funciona determinado assunto, equação. Compre livros, assista a filmes envolvendo o assunto. Faça a matemática ser sua melhor amiga.

– Não se preocupe em errar: errar é normal, é humano. Na hora de fazer exercícios, não fique com medo de errar. Vá com tudo, aplique as regras que conheceu, as fórmulas e equações. Pergunte, explore a matéria. Fale com seu professor e, se estiver estudando sozinho, use a internet ao seu favor. Tente uma vez, tente duas e tente de novo.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Filmes sobre Matemática

Você já pensou aprender sobre matemática assistindo a um filme? Parece um sonho, mas pode ser a sua realidade. Há, sim, vários filmes que falam sobre o assunto de forma direta e indireta. Você pode aprender mais sobre a matéria, além de parar de ter medo dela, fazendo uma coisa que gosta. Veja alguns exemplos de filmes sobre o assunto:

– A Sala de Fermat: esse filme de terror tem como protagonistas quatro matemáticos que são postos em uma sala para resolver um enigma. A sala encole aos poucos e acabará matando-os se eles não conseguirem achar a resposta. Uma ótima opção para quem gosta de filme de terror e quer aliar o útil ao agradável.

– Gênio Indomável: o protagonista é um funcionário de uma escola de tecnologia que, demonstra de uma hora para outra, ter grande conhecimento sobre a matemática. Ele é rebelde na mesma proporção, o que o leva a contar com a ajuda de um psicólogo, que o faz enxergar o caminhado para sua vida.

Livros para Aprender Matemática

Se você já é daqueles que preferem ler, pode gostar dessas dicas de livros. Eles são, em sua maioria, didáticos, mas podem te ajudar a aprender e a gostar da matemática. Você deve escolher de acordo com o seu nível de escolaridade.

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Bolsa de estudo. (Imagem: Divulgação)

Se você está no ensino médio, os livros mais indicados são os seguintes: Matemática: Contexto e Aplicações, História da Matemática, Fundamentos da Matemática Elementar. Se você está no ensino superior e precisa desenvolver ainda mais seu aprendizado, algumas opções são: Cálculo com Geometria Aplicada, Cálculo – Volume 1, entre outros.

Estude para Matemática com Bolsas do Educa Mais Brasil

Você quer ter aulas particulares com professores de Matemática? Ou deseja fazer a faculdade de Matemática? Através do Educa Mais Brasil você encontra bolsas de estudo de até 70%; você pode buscar uma bolsa de estudo para um cursinho de Matemática ou até para uma faculdade.