O que é o ensino EJA?

Atualmente no país, as pessoas procuram cada vez mais por capacitações, e o mercado está cada vez mais rígido quando a escolaridade, mas, com isso, existem muitos jovens e adultos que ainda não acabaram o ensino fundamental e médio.

Para resolver este problema, foi criado o EJA que é a abreviação de Educação de Jovens e Adultos, que é simplesmente a aberturas das escolas públicas para pessoas que já passaram da idade para se formar no ensino médio ou fundamental normalmente.

O que é o ensino EJA?

O que é o ensino EJA? (Imagem: Divulgação)

EJA o que é?

Podemos afirmar que o EJA é uma modalidade de ensino, que já se perpetua por todo nível escolar do país, para pessoas que desistiram ou não tiveram a oportunidade de ingressar no ensino na idade apropriada.

O EJA é um novo nome para o antigo Supletivo, tem como ideia diminuir o analfabetismo de adulto no país e auxiliar pessoas que tiveram problemas escolares antigamente.

Seus objetivos são proporcionar a conclusão do ensino médio a jovens e adultos que estão afastados da escola, garantir flexibilidade entre tempo com o possível ensino de forma EAD (ensino a distância) oferecer inclusão digital.

Também propor a democratização do ensino pelo país, quebrar as barreiras territoriais de um país de extensão continental com utilização de tecnologias de transmissão via satélite, e participar da mudança do ‘educar’ tradicional, trazendo para o modelo do século XIX.

EJA como funciona?

As aulas acontecem em módulos de até 6 meses, que equivalem aos anos que não foram compridos na grade curricular. Como em escolas normais, as aulas são de Segunda a sexta feira, tendo 4 horas por dia.

Qualquer pessoa que não tenha concluído o ensino fundamental ou médio no tempo previsto pode participar do EJA, desde que tenha mais de 16 anos.

 EJA inscrição

A inscrição é feita de forma gratuita, mas cada estado tem a sua forma de organizar diferentes sistemas de certificações.

O que é o ensino EJA?

O que é o ensino EJA? (Imagem: Divulgação)

Basicamente, para realizar a inscrição, será necessárias as documentações normais, como RG, CPF, comprovante de residência, e também o comprovante de até que serie se estudou, essa documentação pode ser obtida na ultima escola a qual estudou.

O governo oferece duas maneiras para o processo de certificação, o EJA, que é ensino para jovens e adultos que não tiveram acesso ou por algum motivo não concluíram o ensino médio terem a oportunidade de voltar a escola.

E também o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) que é uma prova de conhecimentos onde possibilita a conclusão do ensino médio apenas por aprovação na prova.

EJA matrículas

A matricula do EJA deve ser feita pelo telefone 156, opção 2, onde deverá informar o nome completo, data de nascimento, o CEP da residência e a última série concluída. Os resultados saem alguns dias depois.

Para fazer o cadastro e aluno deverá ir até a escola a qual foi contemplado com o nome completo, data de nascimento, nome dos pais, e o endereço da casa ou trabalho.

EJA Educa Mais Brasil

Há mais de 12 anos no mercado educacional, o Educa mais Brasil é o maior programa do país em inclusão educacional, ele permite que estudantes que não podem pagar por parcelas de escolas particulares ganhem até 70% de descontos na mensalidade.

O que é o ensino EJA?

O que é o ensino EJA? (Imagem: Divulgação)

O programa é aberto para todos que desejam ter acesso a escola, mas possuem dificuldades com as mensalidades, porém, os critérios de julgamento não foram divulgadas de forma detalhada, embora o critério socioeconômico tenha grande peso na avaliação.

O programa atua em diversos estados do país, oferecendo cursos de educação básica, idiomas, profissionalizantes, ensino técnico preparatório para concursos e EJA, porem, o mesmo não possui vinculo algum com o governo.