O que Precisa para se Inscrever no EJA?

O EJA – Educação de Jovens Adultos – é um programa que tem o intuito de beneficiar jovens adultos que não conseguiram terminar os estudos no período padrão indicado, seja porque tiveram que parar de estudar para trabalhar ou por qualquer outro motivo.

O EJA é uma modalidade de estudo disponibilizada por várias escolas de nosso país e consiste em uma aprendizagem que dura cerca de 6 meses para cada série/ano, possibilitando que o jovem adulto se forme mais rápido.

Eja 2018 Matrícula

Eja 2018 Matrícula. (Imagem: Divulgação)

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o EJA, como ele funciona, quais são os requisitos necessários. A seguir nós lhe damos todas essas informações e muito mais, fique ligado!

Eja 2018 Matrícula

A matrícula nada mais é do que o EJA inscrição e deve ser feita pelos interessados de acordo com as instruções de cada estado. Cada estado brasileiro é responsável por instruir as escolas e definir aquelas que oferecerão esse tipo de ensino, assim como aquelas que serão responsáveis por emitir os certificados de conclusão do ensino fundamental ou médio.

As matrículas ocorrem diretamente nas escolas, durante um determinado período de tempo que é anunciado pelas mesmas. Geralmente, no final de cada ano, as escolas abrem um período de matrícula do ensino regular, seguido de um período de matrícula para o EJA, portanto fique de olho na escola de sua região.

Quer saber mais sobre bolsas de estudos para EJA? Clique Aqui!

Eja Inscrições 2018

Para fazer a EJA inscrição, o interessado deverá comparecer na instituição de ensino desejada com alguns documentos em mãos, como seu histórico escolar, RG e Certidão de Nascimento. Com essas informações será possível efetuar sua matrícula na turma certa, iniciando os estudos de onde você parou.

Uma vez efetuada a inscrição, será possível começar as aulas no dia estipulado pela instituição. Assim como no ensino regular, as aulas serão realizadas de segunda a sexta, 4 horas por dia. Geralmente os alunos do EJA estudam de noite, pois durante o dia estão trabalhando.

EJA inscrição

EJA inscrição. (Imagem: Divulgação)

Eja 2018 Inscrições SP

Em São Paulo há diversas escolas estaduais que disponibilizam o EJA, por isso cabe a você procurar aquelas mais próximas de você e efetuar a sua inscrição enquanto há tempo. Algumas escolas ainda estão aceitando as inscrições para o segundo semestre desse ano, mas outras já estão selecionando para o semestre seguinte.

Eja 2018 RJ

No Rio de Janeiro as escolas estaduais oferecem suas vagas pelo sistema Matrícula Fácil, onde os candidatos efetuam uma inscrição e, se forem selecionados, poderão ir efetuar a matrícula diretamente na escola. Diferente de outros estados, onde é preciso ir de escola em escola para ver se ainda há vagas, você faz tudo pela internet e só comparece na unidade se a vaga já estiver garantida.

Para fazer o EJA inscrição você deve acessar o site do Matrícula Fácil e seguir as instruções.

Eja Como Funciona

Para poder participar do EJA é preciso ter 15 ou 18 anos ou mais, dependendo se você quer obter o certificado do ensino fundamental ou médio. Para poder fazer o EJA do fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para fazer o EJA do ensino médio, é preciso ter pelo menos 18 anos.

Se você não realizou nenhum ano do ensino médio, o EJA durará cerca de um ano e meio, sendo cada semestre para um ano.

EJA Educa Mais Brasil

EJA Educa Mais Brasil. (Imagem: Divulgação)

Eja Educa Mais Brasil

Também é possível garantir vagas no EJA pelo Educa Mais Brasil, um programa que oferece bolsas de até 70%. Se você deseja estudar no EJA em uma instituição privada ou que cobra mensalidade, pode se inscrever no Educa Mais Brasil para conseguir um desconto, apenas veja com a instituição se ela é parceira da iniciativa.