Como Consultar o Resultado do Enem 2018

O ENEM 2018 foi realizado por milhares de brasileiros que querem ter a chance de ingressar na universidade. O exame foi realizado em novembro e a nota liberada em janeiro, há poucos dias.

Para aqueles que nunca fizeram o ENEM, pode ser um pouco complicado consultar o resultado e ainda usá-lo para conseguir a tão sonhada vaga. Se você ainda não sabe como fazer isso, poderá conferir todos os detalhes a seguir.

Nota do Enem 2018

Nota do Enem 2018. (Imagem: Divulgação)

Enem 2018

O ENEM 2018 pode ser feito por qualquer pessoa, até mesmo por aqueles que não pretendem entrar na universidade ainda. Os chamados treineiros geralmente são adolescentes do primeiro e segundo ano que fazem o ENEM para treinar e se preparar para a próxima edição, quando estiverem terminando o ensino médio.

O resultado do ENEM 2018 liberado em janeiro é aquele para as pessoas que terminaram o ensino médio; o resultado dos treineiros é liberado cerca de 60 dias depois, entretanto, o meio para consultar a nota do ENEM 2018 é a mesma.

Clique aqui e saiba como conseguir uma bolsa de estudos!

Como Consultar o Resultado do Enem 2018

Para consultar a nota do ENEM 2018, o candidato deve acessar a página do INEP e clicar em “Página do Participante”. Agora é preciso informar o CPF e a senha do candidato, assim como selecionar o desenho correspondente. Depois clique em “Enviar” e pronto.

A nota aparecerá na tela, sendo possível conferir 5 notas e ainda acessar a “Vista Pedagógica” da redação, para saber seu desempenho em cada um dos fatores que é avaliado. Com as cinco notas em mãos, você pode soma-la e dividi-la para saber a sua média no ENEM 2018. Some as cinco notas, depois divida-as por 5 e pronto. O resultado é a sua média na edição.

Nota do Enem 2018 – Como Usar

Depois de consultar a nota do ENEM 2018, você pode usá-la para entrar na universidade. A nota do ENEM 2018 pode ser usada através do SISU, ProUni ou Educa Mais Brasil. O intuito desses programas é ofertar vagas e oportunidades para a graduação, e a escolha de qual se inscrever depende muito do seu objetivo.

Enem 2018

Enem 2018. (Imagem: Divulgação)

O SISU é para ingressar na universidade pública, enquanto o ProUni é para a universidade privada (eles oferecem bolsas integrais e parciais). O Educa Mais Brasil também é para o ensino privado, disponibilizando bolsas de até 75% de desconto.

Sisu 2019

O SISU 2019 abre suas inscrições no dia 22 de janeiro e você já pode se inscrever. Usando a sua nota do ENEM 2018, você pode acessar o site, conferir as vagas disponíveis e efetuar a sua inscrição. Para se inscrever, é necessário informar o número de inscrição e a senha do ENEM.

O sistema irá puxar a sua nota e com ela você poderá pesquisar os cursos, por nome, pela instituição ou pela região. Você pode se inscrever em até dois cursos, por ordem de preferência. Ao longo dos dias as notas de corte são atualizadas e você também pode modificar os cursos escolhidos, se quiser.

Datas do Sisu 2019

Datas do Sisu 2019. (Imagem: Divulgação)

Datas do Sisu 2019

É importante estar ciente de todas as datas e prazos do SISU 2019, assim você não corre o risco de perder uma oportunidade. As inscrições acontecem entre 22 e 25 de janeiro, com o resultado da chamada regular sendo liberado no dia 28 do mesmo mês. De 28 de janeiro a 4 de fevereiro é o prazo para aqueles que desejam participar da lista de espera.

Entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro também acontecem as matrículas daqueles que foram selecionados na chamada regular, mas é preciso conferir com cada instituição o edital de matrícula e respeitar suas regras e datas.