Entenda o que é e para que serve o Enem

O ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – atualmente é a principal porta de entrada para a graduação, tanto privada quanto pública. É um exame aplicado todos os anos a milhares de brasileiros que têm o objetivo de iniciar uma graduação, composto por 4 cadernos de questões com 90 questões cada um.

No ENEM são abordadas questões sobre todas as áreas de conhecimento estudadas durante o ensino médio. Dessa forma, quem deseja ter uma boa nota e assim garantir a sua entrada na faculdade, precisará de um bom estudo e horas extras além da escola, mas com certeza vale a pena. A seguir, veja para que serve o ENEM e de quais programas você pode participar com a sua nota.

Para que serve o ENEM?

O ENEM serve para permitir a entrada de brasileiros nas universidades. De acordo com as respostas das questões, os estudantes tiram uma nota que precisa ser de, no mínimo, 450 pontos para poder participar dos programas estudantis. Além disso, não é permitido zerar a redação.

Cada curso de graduação possui notas de corte, sendo que alguns cursos possuem notas maiores, exigindo que os candidatos se esforcem ainda mais. Há cursos cujas notas de corte não são tão altas, mas eles são bastante concorridos. De modo geral, você sempre deve estudar para garantir uma boa nota e assim não passar por muito sufoco na hora de se inscrever na faculdade desejada.

Quais programas aceitam a nota do ENEM?

O ENEM é o principal requisito para programas estudantis do governo federal que oferecem vagas para a graduação privada e pública. Por exemplo, você precisa da nota do ENEM para participar do SISU, do ProUni, do FIES e até mesmo de alguns programas de iniciativa privada, como o Educa Mais Brasil.

Mas as coisas não param por aí: já existem muitas universidades privadas que além de disponibilizarem o vestibular, também oferecem a oportunidade do estudante ingressar usando a nota do ENEM. Para isso, é claro, você deve ter uma boa nota.

O que é o SISU?

O Sistema de Seleção Unificada – SISU – é o maior programa de ingresso nos cursos superiores da rede pública de faculdades e universidades. Para participar você deve ter feito o ENEM e tirado pelo menos 450 pontos. É possível concorrer pela ampla concorrência ou pelas cotas, mas se optar pela última opção, ainda terá que ter uma renda compatível ou documentos que comprovem a informação necessária.

O que é o ProUni?

O ProUni é o Programa Universidade para Todos que disponibiliza bolsas parciais e integrais para participantes do ENEM e jovens que tenham feito todo o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola privada com bolsa integral. As bolsas parciais são dadas para estudantes com uma renda de até três salários mínimos, enquanto as bolsas integrais são destinadas para aqueles com renda de até um salário mínimo e meio por pessoa.

O que é o FIES?

Já o FIES é o Financiamento Estudantil do governo federal que permite que jovens que tenham participado do ENEM, realizem a graduação e paguem as mensalidades depois de se formarem e conseguirem um emprego. Para solicitar o FIES o jovem já deve estar matriculado na universidade. Durante a graduação, arca com os encargos do financiamento a cada 3 meses.

O que é o Educa Mais Brasil?

O Educa Mais Brasil é um programa de iniciativa privada que oferece bolsas com descontos de até 70% para graduação e pós-graduação. As inscrições ficam abertas o ano inteiro e para participar basta ter realizado o ENEM e ter uma renda compatível com o desconto selecionado.

Tags: