Qual é a Diferença entre o Enem e o Vestibular?

O ENEM e o vestibular são assuntos importantes que devem ser de conhecimento de todas as pessoas, mesmo aquelas mais velhas. Ambos são discutidos com frequência entre jovens e adultos e é importante saber a diferença e para o que cada um serve. O ENEM e o vestibular são parecidos, pois o intuito principal é selecionar pessoas para ingressar na graduação, seja privada ou pública. A seguir, veja qual a diferença entre os dois.

Qual a diferença entre Enem e vestibular?

Ainda que sejam parecidos, existem diferenças entre o ENEM e o vestibular. O ENEM se tornou um dos principais meios de ingressar na graduação pública, sendo usado por grande parte das faculdades públicas de ensino superior de nosso país, através do SISU. Ele é realizado uma vez por ano, geralmente em outubro ou novembro, e é realizado por estudantes do país inteiro.

Qual é a Diferença entre o Enem e o Vestibular?

Qual é a Diferença entre o Enem e o Vestibular? Imagem: divulgação

O vestibular é uma prova, parecida com o ENEM, que atualmente é mais usada somente pelas faculdades privadas, apesar de algumas delas também permitirem que o estudante use a nota do ENEM para ingressar, caso deseje. O vestibular acontece a cada seis meses, exige o pagamento de uma taxa de inscrição e é preciso seguir as regras da faculdade. Algumas oferecem o vestibular tradicional e o agendado, além de um vestibular específico para Medicina (presente somente em algumas instituições).

O que é vestibular e para que serve?

O vestibular é uma prova aplicada pela instituição privada a todos os alunos que desejam ingressar em seus cursos. Pode ser uma única prova para todos os cursos ou pode ter provas específicas para uma ou mais áreas. Dependendo da sua nota no vestibular, você pode conseguir ingressar no curso desejado, sendo que quanto maior sua nota, maiores são suas chances.

Além disso, algumas faculdades oferecem descontos para os melhores colocados no vestibular ou para aqueles que acertam 75% ou mais das questões.

Vestibular ou Enem

Se você irá fazer vestibular ou ENEM, depende da faculdade que deseja ingressar e do seu desejo pessoal. Como mencionamos antes, algumas faculdades particulares permitem que o estudante use a nota do ENEM como ingresso, nesse caso não é preciso fazer o vestibular. Entretanto, algumas só oferecem o vestibular agendado/tradicional.

Qual é a Diferença entre o Enem e o Vestibular?

Qual é a Diferença entre o Enem e o Vestibular? Imagem: divulgação

Se você quer entrar em uma faculdade pública, é quase que obrigatório fazer o ENEM, pois dificilmente você encontrará uma pública com vestibular.

Vestibulares além do ENEM

Há diversos vestibulares além do ENEM. Cada faculdade pode nomear o seu vestibular da forma como preparar, às vezes como vestibular de inverno ou de verão. O ENEM em si é um vestibular, pois consiste na aplicação de uma prova que avalia as competências do estudante para ele ingressar na graduação. Existem até faculdades que realizam vestibulares juntos, em um único processo seletivo, e o estudante pode escolher em qual deseja ingressar.

Bolsa estudo educa mais Brasil

O Educa Mais Brasil é uma opção para você que deseja ingressar em uma faculdade particular, seja usando a nota do ENEM ou por vestibular, mas não tem como arcar com o valor integral de sua mensalidade.

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil. Imagem: divulgação

O programa oferece bolsa de estudo com até 70% de desconto, que dura até o final do curso, basta que você renove a cada semestre.

Educa mais Brasil 2018

O Educa Mais Brasil mantém as suas inscrições abertas o ano inteiro, por isso se você não conseguir uma bolsa agora, pode tentar novamente daqui alguns meses.

Confira em sua faculdade se ela é parceira do programa, depois acesse o site para conferir as bolsas disponíveis. Quanto menor sua renda, mais chances você tem de conseguir.