1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba quem tem Direito à Isenção da Taxa de Inscrição do Enem

O ENEM é o exame que abre as portas para a universidade. Todo estudante que deseja ingressar em uma universidade pública e, muitas vezes, em uma privada, precisa passar pela prova. Fazer o ENEM implica várias coisas, uma delas é o pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa vem aumentando consideravelmente através dos anos, deixando muitos participantes indignados. Confira quem tem direito a isenção da taxa de inscrição do enem!

Nem todos têm condições de pagar a taxa, por isso o governo permite que determinadas pessoas solicitem a isenção. No entanto, há alguns requisitos que devem ser cumpridos. A seguir, veja quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do ENEM.

Saiba quem tem Direito à Isenção da Taxa de Inscrição do Enem

Saiba quem tem Direito à Isenção da Taxa de Inscrição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Como Conseguir Isenção da Taxa de Inscrição do ENEM

Há algumas maneiras de conseguir a isenção da taxa de inscrição do ENEM, como requisitos em que o participante deverá se encaixar em pelo menos um. Por exemplo, a isenção é concedida automaticamente a todos os alunos do último ano do ensino médio, mas é preciso ser de escola pública.

LEIA TAMBÉM: Como estudar para o ENEM!

Se você não se encaixa nesse requisito, deverá se encaixar em um dos demais. Há ainda a isenção por lei, voltada para estudantes de famílias cuja renda mensal é menor do que um salário mínimo e que tenham feito todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada. Há ainda a isenção por decreto, para estudantes que fazem parte de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que sejam inscritos no CadÚnico.

Um novo requisito foi aplicado este ano, que é a isenção pelo ENCCEJA. Todos aqueles que conseguiram o diploma do ensino médio pelo ENCCEJA, também podem solicitar a isenção.

Isenção da Taxa de Inscrição do Enem – Como Solicitar?

Caso você se encaixe no primeiro requisito, bastará informar na inscrição que você está cursando o último ano do ensino médio e a isenção da taxa de inscrição do Enem será automática. Se você se encaixa no segundo requisito, que é de isenção por lei, deverá responder o questionário socioeconômico, informar sua renda e, em seguida, selecionar que deseja obter a isenção. As informações são avaliadas na hora e você receberá a resposta em minutos.

Saiba quem tem Direito à Isenção da Taxa de Inscrição do Enem

Saiba quem tem Direito à Isenção da Taxa de Inscrição do Enem. (Imagem: Divulgação)

Se encaixar na isenção por decreto, terá que informar o seu número do NIS que te representa no CadÚnico. E caso tenha feito o ENCCEJA, basta informar isso na sua inscrição e selecionar esse tipo de isenção.

Isenção da Taxa de Inscrição do Enem 2018 – O que Fazer Depois?

Depois que você garantir sua isenção da taxa de inscrição do Enem, basta terminar sua inscrição e aguardar até o dia da prova. Sua inscrição será confirmada automaticamente e você não precisará se preocupar com mais nada. Em outubro, poderá conferir o cartão de confirmação e descobrir o local de realização da sua prova.

LEIA TAMBÉM – Enem 2018: Inscrições começam HOJE!

Aqueles que não conseguirem isenção ou não se encaixarem em nenhum dos casos, precisam pagar o boleto da taxa para que a inscrição seja confirmada. Quem não pagar a taxa não terá sua inscrição confirmada e portanto não poderá participar da prova.

Isenção da Taxa de Inscrição do ENEM 2018

O ENEM 2018 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. Grande parte das mudanças anunciadas no ano passado continuarão valendo para essa edição.

Saiba quem tem Direito à Isenção da Taxa de Inscrição do Enem

Saiba quem tem Direito à Isenção da Taxa de Inscrição do Enem. (Imagem: Divulgação)

O cartão de confirmação deverá ser liberado na Página do Participante na segunda metade de outubro e todos os participantes devem consultar, pois somente dessa forma saberão o local da prova. O cartão de confirmação também deve ser impresso e apresentado no dia da prova.

Nesse momento todos os candidatos estão se preparando e, se você ainda não está, comece o quanto antes. O ENEM é uma prova extremamente concorrida e disputada, recebendo mais de 2 milhões de inscrições todos os anos. Estude e prepare-se!