1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Taxa de Inscrição do Enem: Descubra Como Gerar o Boleto

O Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – atualmente é o principal meio de entrar em cursos de graduação, principalmente os oferecidos pelas faculdades públicas. Dessa forma, são poucas as pessoas que conseguem fugir da prova. O ENEM possui custos para ser confeccionado e aplicado e isso reflete diretamente na taxa de inscrição que é cobrada todos os anos aos inscritos. Veja como gerar o boleto da sua taxa de inscrição do Enem.

Atualmente, a taxa de inscrição está no valor de R$82,00 e deve ser paga com rapidez, até o dia de vencimento, de modo contrário não será possível realizar a prova. A seguir, descubra como gerar o boleto para pagar a taxa de inscrição do ENEM.

Taxa de Inscrição do Enem: Descubra Como Gerar o Boleto

Taxa de Inscrição do Enem: Descubra Como Gerar o Boleto. (Imagem: Divulgação)

Veja Como Gerar o Boleto do ENEM

O boleto do ENEM também pode ser chamado de Guia de Recolhimento da União e trata-se de um documento que possui o valor a ser pago, assim como o prazo e o código de barras. Recebe esse nome de GRU porque todos os candidatos estarão fazendo um pagamento diretamente ao nosso governo federal.

O boleto do ENEM é gerado automaticamente após o candidato concluir sua inscrição e não selecionar a isenção da taxa. Após imprimir o boleto, o candidato deverá pagá-lo de acordo com o prazo estabelecido, pois somente após o pagamento é que a inscrição é confirmada. Caso você perca o boleto, é possível emitir uma nova guia a qualquer momento na Página do Participante.

Não Tenho Como Pagar a Taxa, O que Faço?

Caso você não tenha condições de pagar a taxa de inscrição do ENEM, é possível solicitar a isenção da mesma. O governo federal disponibiliza essa opção pois está ciente de que nem todos têm como arcar com o valor. No entanto, para ter direito à isenção, é preciso se enquadrar em um dos requisitos estipulados pelo programa.

Por exemplo, a isenção é concedida automaticamente para todos aqueles estudantes que estão no último ano do ensino médio. Se esse não for o seu caso, você poderá se encaixar no requisito de possuir um cadastro no CadÚnico. A isenção ainda é concedida para pessoas que comprovarem, por meio do questionário socioeconômico, que não possuem uma renda muito alta.

Taxa de Inscrição do Enem: Descubra Como Gerar o Boleto

Taxa de Inscrição do Enem: Descubra Como Gerar o Boleto. (Imagem: Divulgação)

Consegui a Isenção, e Agora?

Se você conseguir a isenção da taxa de inscrição do Enem, não precisará se preocupar. Sua inscrição será confirmada automaticamente e o próximo passo é se preparar para a prova. Estude bastante e retorne à Página do Participante em outubro para obter o seu cartão de confirmação e descobrir o local da prova.

É importante ressaltar, no entanto, que todas as pessoas com isenção que deixarem de comparecer ao dia da prova, deverão apresentar uma justificativa no ano seguinte para que possam solicitar a isenção novamente. Se não apresentarem nenhuma justificativa, será obrigatório o pagamento da taxa de inscrição.

LEIA TAMBÉM – Enem 2018: Inscrições começam HOJE!

ENEM 2018

O ENEM 2018 acontecerá em dois finais de semana de novembro, assim como no ano passado. As inscrições já se encerraram, assim como o período para pagar a taxa de inscrição. Agora todos os candidatos estão se preparando, estudando em casa e tendo aulas extras para que possam se sair bem.

Taxa de Inscrição do Enem: Descubra Como Gerar o Boleto

Taxa de Inscrição do Enem: Descubra Como Gerar o Boleto. (Imagem: Divulgação)

A partir de outubro todos os candidatos devem ficar de olho, pois o Ministério da Educação deverá liberar os cartões de confirmação que possuem os locais de realização das provas. Além disso, é indicado ficar de olho em todas as notícias para ficarem cientes de mudanças no calendário e no cronograma do ENEM.

Se você perdeu essa oportunidade de participar, aguarde até o ano que vem e efetue sua inscrição seguindo as nossas dicas para gerar o boleto ou solicitar a isenção.