Quem Pode Fazer Vestibular?

O vestibular é algo que ainda traz confusão para muitas pessoas que nunca passaram por isso. Ele nada mais é do que uma prova, mas que faz muitos ficarem ansiosos, nervosos e passarem meses a fio estudando diversas disciplinas e matérias que são cobradas ao longo do ensino médio.

Saber o que é um vestibular, como ele funciona e para que serve é algo fundamental tanto para jovens estudantes quanto para aqueles adultos que desejam voltar para a sala de aula. A seguir, tire todas suas dúvidas sobre vestibular e conheça o Educa Mais Brasil.

O que é vestibular e para que serve?

O vestibular é uma prova aplicada por instituições de ensino superior com o intuito de selecionar novos estudantes para os seus cursos de graduação. Dessa forma, o vestibular serve para avaliar os conhecimentos do estudante em diversas áreas de conhecimento e, de acordo com isso, classifica-lo ou não para o curso de seu interesse.

Quem Pode Fazer Vestibular?

Quem Pode Fazer Vestibular? Imagem: divulgação

É preciso ressaltar que cada curso na instituição possui uma nota de corte, portanto as notas que precisam ser obtidas por cada estudante variam muito. Além disso, o vestibular atualmente é mais oferecido por instituições particulares, enquanto grande parte das públicas usam o ENEM.

Como fazer o vestibular?

Para fazer o vestibular da instituição, você precisa se inscrever e pagar a taxa de inscrição. Em alguns casos é possível pedir a isenção da taxa. Cada instituição geralmente realiza os vestibulares por semestre, por isso cabe a você acompanhar os editais no próprio site e se inscrever quando for possível.

Se escolher pelo vestibular agendado, você poderá definir a data dentre aquelas disponibilizadas pela instituição. Se optar pelo tradicional, terá que comparecer na unidade no dia marcado. Com a inscrição realizada, você só precisa ir realizar a prova. Mas fique de olho, algumas instituições disponibilizam um cartão de identificação alguns dias antes, com o local de prova. Esse cartão precisa ser apresentado no dia junto com um documento de identificação seu.

Vestibular o que é e como funciona?

O vestibular hoje em dia não é mais tão comum, mas ainda continua sendo o principal método de ingresso nas instituições privadas. Algumas delas, além de oferecer o vestibular tradicional, permitem também o uso da nota do ENEM ou o ingresso pelo ProUni.

Quem Pode Fazer Vestibular?

Quem Pode Fazer Vestibular? Imagem: divulgação

Depois de realizar a prova, o estudante deverá acompanhar a liberação dos resultados e gabaritos no site da instituição para conferir se foi classificado ou não.

Vestibular serve para ganhar bolsa

Algumas faculdades particulares usam o vestibular também para oferecer descontos aos ingressantes. Em alguns casos, os primeiros colocados ganham bolsas integrais até o final do curso. Em outros, o desconto é equivalente à nota do candidato. Há faculdades ainda que oferecem descontos somente para aqueles que acertarem 75% da prova. É preciso pesquisar e ver o que a sua faculdade oferece, pois não são todas com esses benefícios.

Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil trata-se de um programa de iniciativa privada que oferece descontos de até 70% para graduação em grande parte das faculdades particulares. As faculdades oferecem descontos variados em seus cursos, durante o ano inteiro. Se você conseguir a vaga pelo vestibular, pode conferir se a faculdade é parceira e se inscrever no Educa Mais Brasil.

Educa Mais Brasil

Educa Mais Brasil. Imagem: divulgação

Educa mais brasil bolsa de estudo

Se o estudante garantir a bolsa de estudo, poderá usufruir do desconto para o resto do curso, mas é preciso renovar a bolsa a cada seis meses, no Portal do Aluno do Educa Mais Brasil. Todas as dúvidas podem ser tiradas com a própria faculdade ou no site do programa. Inscrições ficam abertas o ano inteiro.