1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Bolsa do Governo Federal: Conheça o Prouni!

Você já ouviu falar no ProUni? O Programa Universidade para Todos é um programa de bolsa Governo Federal que tem dado muito certo. O foco do programa é oferecer bolsas de estudo integrais e parciais para jovens que tenham participado da última edição do ENEM.

É um dos maiores programas de nosso país, pois disponibiliza bolsas de estudo para todos os principais cursos de graduação conhecidos e permite que muitos jovens realizem o curso desejado pagando menos ou absolutamente nada. Para participar há uma série de requisitos, os quais você conhecerá a seguir, juntamente de demais informações sobre o programa.

Bolsa do Governo Federal: Conheça o Prouni!

Bolsa do Governo Federal: Conheça o Prouni! (Imagem: Divulgação)

Como Funciona o ProUni?

O ProUni abre suas inscrições duas vezes por ano, no início de cada semestre. São centenas de vagas para a graduação privada, espalhadas em todas as regiões brasileiras. Os interessados em participar devem se certificar de que preenchem os requisitos, para que então possam se inscrever.

Quando as inscrições são encerradas, há a liberação das chamadas regulares que são um total de duas. Todos os selecionados nas chamadas regulares devem comparecer nas instituições para efetuarem a matrícula, conforme instruções das mesmas.

Requisitos do ProUni

Para poder se inscrever no ProUni e concorrer às bolsa Governo Federal, é preciso preencher alguns requisitos. O primeiro deles é ter participado da última edição do ENEM; sendo assim, você deverá participar da edição de 2018 para poder se inscrever no ProUni em janeiro de 2019. Ainda em relação à prova, é preciso não ter zerado a redação e obtido pelo menos 450 pontos.

Os interessados também devem ter realizado todo o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola privada, mas com bolsa integral. Há requisitos também envolvendo a renda: quem deseja a bolsa integral não pode ter uma renda maior do que um salário mínimo e meio; já quem deseja ter a bolsa parcial pode ter uma renda de até três salários mínimos.

Bolsa do Governo Federal: Conheça o Prouni

Bolsa do Governo Federal: Conheça o Prouni! (Imagem: Divulgação)

Inscrições do ProUni

As inscrições para o ProUni abrem a cada seis meses e acontecem somente pela internet. Os interessados devem ficar de olho nos portais de educação e nos jornais, pois eles noticiaram quando as inscrições forem iniciar.

Acessando o portal do ProUni é preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM, para que o sistema tenha acesso à sua nota. Depois você poderá pesquisar pela vaga desejada, informando o nome do curso, da instituição ou da sua cidade. Na hora de selecionar o curso você poderá ver se ele oferece uma bolsa integral, parcial ou ambas opções. Selecione a desejada e finalize sua inscrição. A sua nota do ENEM será usada para definir se você será classificado ou não, portanto quanto melhor você sair, mais chances têm de ser selecionado.

Chamadas Regulares do ProUni

O ProUni possui duas chamadas regulares, além da lista de espera. As chamadas são divulgadas separadamente, para dar tempo que todos os candidatos façam suas respectivas matrículas. Somente após a divulgação de ambas chamadas, os candidatos da lista de espera começam a ser chamados somente pelas instituições de ensino, caso haja vagas sobrando.

Bolsa do Governo Federal: Conheça o Prouni!

Bolsa do Governo Federal: Conheça o Prouni! (Imagem: Divulgação)

ProUni Cursos Mais Concorridos

O ProUni oferece oportunidades para todos os cursos de graduação conhecidos, mas sempre há aqueles que ganham um maior destaque nas inscrições e acabam por sendo os mais concorridos. Nesse caso, podemos destacar os cursos de Medicina, Administração, Psicologia, Direito, Odontologia e outros desse mesmo estilo.

A grande maioria dos cursos são extremamente concorridos, por isso você deve se dedicar para que consiga obter uma boa nota no exame e assim não ter nenhum problema na hora de ser selecionado. Cada ENEM permite que você se inscreva em duas edições do ProUni.