Como será o Novo Ensino Médio?

No final do ano de 2016 o Governo Federal anunciou que algumas mudanças ocorreriam no sistema atual de ensino médio. Essa notícia acabou gerando muitas dúvidas tanto para os estudantes, como para os seus pais e, até mesmo, os professores.

Pensando nisso, neste artigo vamos responder todas as principais dúvidas sobre essa mudança. Confira o que é o novo ensino médio, como é a lei do novo ensino médio, como vai funcionar esse novo sistema, a partir de quando vai entrar em vigor e muito mais.

O que é o Novo Ensino Médio?

Para aqueles que não sabem o novo ensino médio é um projeto desenvolvido pelo Governo Federal que tem como objetivo aplicar algumas mudanças no modelo atual do sistema de educação. Uma das principais mudanças apresentadas neste projeto envolve a carga horário escolar.

Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio. Imagem:divulgação

Nas regras do antigo sistema do ensino médio, ao final do ano letivo os alunos precisavam fechar um total de 800 horas de aula. Já nesta nova proposta, os alunos vão precisar cumprir 1.400 horas/ano. Hoje em dia, algumas escolas já aderiram a algumas das mudanças do Novo Ensino Médio, mas alguns problemas ocorreram pois o projeto ainda está em fase de adaptação.

Lei do Novo Ensino Médio

A lei que abriga o projeto do Novo Ensino Médio é a Nº 13.415, decretada no dia 16 de fevereiro de 2017. Assim como as demais leis, é possível consultar todos os artigos da lei do novo ensino médio.

Para isso, basta acessar o site do planalto e pesquisar pela lei que deseja consultar. Depois de encontrar, basta clicar na mesma para ter acesso a todos os artigos.

A lei do novo ensino médio basicamente trata de uma alteração, apesar de ter sido apresentado um projeto com novidades, essas ideias apenas alteravam o que já existia dentro do sistema atual.

Como Será o Novo Ensino Médio

Muitas mudanças vão acontecer com a implementação da lei do novo ensino médio. E para que você entenda como vai funcionar, vamos explicar quais são as principais mudanças.

Uma das mudanças que mais chamou a atenção é com relação a carga horária que conforme explicamos anteriormente foi alterada de 800 para 1.400. Ou seja, quase duplicou a carga horária de aula.

Novo Ensino Médio

Novo Ensino Médio. Imagem:diuvlgação

Para que os alunos consigam cumprir durante o ano toda esta carga horária, os mesmos vão precisar estudar por tempo integral. Em outras palavras, os alunos vão estudar por cerca de 7 horas diárias por dia.

Outra mudança que vai ocorrer é com relação às disciplinas. De acordo com o próprio Governo Federal no novo ensino médio os alunos vão poder escolher algumas das suas disciplinas de acordo com o que você quer para a sua carreira profissional.

Quando Entra em Vigor o Novo Ensino Médio

A lei entrou em vigor no início do ano letivo de 2017, mas as escolas ainda estão se adaptando na hora de aplicar todas as regras no dia a dia do período. Acontece é que para implementar as mudanças no antigo sistema de ensino médio, o Governo Federal precisou destinar uma verba para que cada umas das escolas pudessem se ajustar ao novo ensino médio.

No entanto, o processo de distribuição de verbas é um pouco mais demorado e resultou que muitas escolas estão tendo dificuldades de se adaptar às novas regras do novo ensino médio.

De acordo com os responsáveis, todas as verbas já foram destinadas e agora é o momento de aguardar que todas as etapas burocráticas sejam concluídas. No entanto, as autoridades já se posicionaram e informaram que para o próximo ano letivo todas essas questões vão estar regularizadas.