1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Fies 2018: é hora de realizar o aditamento do contrato

O FIES – Financiamento Estudantil – trata-se de um programa que oferece um financiamento para estudantes que realizaram o ENEM e que desejam ingressar em uma instituição privada de ensino superior, mas não têm como pagar as mensalidades da faculdade agora. Quem optar pelo FIES poderá estudar e pagar todas as mensalidades somente depois que se formar, assim que conseguir um emprego.

Milhares de estudantes todos os anos contratam o FIES e se esse foi o seu caso, é preciso ficar de olho nos prazos e datas para efetuar o aditamento do contrato. Quer saber mais? Continue lendo a seguir!

Aditamento do Contrato FIES

O aditamento do contrato do FIES nada mais é do que a renovação do benefício. Todos aqueles que conseguiram o FIES no primeiro semestre desse ano, assim como nos anos anteriores e ainda estão estudando, devem efetuar a renovação a cada seis meses para que possam continuar usufruindo do financiamento.

fies 2018

FIES 2018. Imagem:divulgação

Caso o estudante não faça o aditamento, ele perde o benefício de não precisar arcar com as mensalidades e terá que começar a pagá-las. Por isso é de grande importância que os participantes do FIES fiquem sempre de olho no site do Ministério da Educação e na página do FIES, pois assim ficará ciente de todas as notícias e poderá fazer o aditamento quando for necessário.

Aditamento FIES 2018

O Ministério da Educação estendeu o prazo para o aditamento do contrato até 10 de maio, sendo assim todos os estudantes tiveram mais uma semana e meia para renovarem o contrato pela internet.

O prazo foi estendido porque o MEC estava enfrentando alguns problemas no site oficial do FIES e muitos estudantes ainda não tinham conseguido efetuar a renovação.

Como é feito o Aditamento FIES

A própria instituição efetua o pedido de aditamento em um primeiro momento. Depois, os estudantes devem acessar o site do SisFIES para que possam validar todas as informações prestadas pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da universidade em questão.

fies 2018

Fies 2018. Imagem:divulgação

Depois da validação, o estudante receberá a informação de que o seu aditamento é simplificado ou não simplificado. De acordo com o tipo de aditamento, o estudante deverá seguir as instruções para finalizar a sua renovação.

Aditamento Simplificado ou Não Simplificado

Um aditamento simplificado é aquele em que não é preciso fazer nenhuma alteração nas cláusulas do contrato do estudante. Já o aditamento não simplificado é quando há a necessidade de fazer alguma alteração no contrato.

Isso dependerá por exemplo se houver alguma mudança nos seus dados pessoais, nas mensalidades ou em qualquer outro detalhe do financiamento.

Quem pode contratar o FIES?

O FIES é um financiamento estudantil que pode ser contratado por qualquer jovem estudante que tenha participado da última edição do ENEM. No entanto, é preciso ter uma conta em banco e ainda um fiador.

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Enem e Fies (Imagem: Divulgação)

Além disso, a nota obtida no ENEM deve ser compatível com a nota do curso desejado e o estudante já deve ter a vaga garantida na universidade para que possa dar entrada no financiamento.

Veja como funciona o FIES

Ao contratar o FIES você começa a estudar e só irá pagar as mensalidades do seu curso quando estiver formado e com um emprego garantido. Durante a faculdade, terá somente que pagar a cada 3 meses uma determinada quantia, menor do que R$200,00, referente aos juros do financiamento.

Muitos estudantes já usaram o FIES e adoraram, pois conseguiram realizar o sonho da graduação e agora estão pagando todas as mensalidades com muita facilidade. Experimente você também. No meio do ano o FIES deverá novamente abrir suas inscrições.