Quem é Bolsista do Prouni Também Pode Cursar uma Graduação pelo Sisu?

O SISU e o ProUni são dois programas do governo federal que prezam pela inserção de jovens estudantes na graduação. Entretanto, cada um possui características específicas e regras garantidas por lei que devem ser seguidas por todos os estudantes.

Enquanto o SISU oferece vagas gratuitas em universidades públicas, o ProUni oferece bolsas integrais e parciais em universidades privadas de nosso país.

Muitos estudantes acabam se inscrevendo nos dois programas para que assim tenham mais chances de garantir a vaga, mas e o que acontece se o estudante é selecionado em ambos os programas? É possível fazer duas graduações, uma no ensino privado e outra no ensino público? Descubra isso e muito mais a seguir.

Quem é Bolsista do Prouni Também Pode Cursar uma Graduação pelo Sisu?

Quem é Bolsista do Prouni Também Pode Cursar uma Graduação pelo Sisu? (Imagem: Divulgação)

Quem Possui Bolsa do ProUni Pode Cursar o SISU?

Se você já garantiu a bolsa do ProUni, mas também ganhou a vaga em uma universidade pública pelo SISU, terá que escolher somente uma das opções. A lei informa que nenhum estudante de universidade da rede pública pode cursar uma graduação em conjunto, seja também no ensino público ou no privado. Dessa forma, é correto concluir que você só pode fazer uma graduação de cada vez.

Por isso, você terá que ou desistir da bolsa do ProUni ou cancelar a inscrição no SISU. Fique bem atento na hora de fazer a inscrição. Geralmente é liberado o resultado da primeira chamada regular do SISU antes do início das inscrições do ProUni.

Veja Como Funciona o SISU!

O SISU é o Sistema de Seleção Unificada que oferta vagas para cursos de graduação em instituições públicas de ensino superior. Você se inscreve usando suas informações do ENEM e, caso for selecionado, poderá fazer a matrícula na universidade. O programa ainda conta com uma lista de espera e permite que os interessados se inscrevam para concorrer em ampla modalidade ou por meio das cotas.

 

 

 

 

Clique Aqui e confira outras informações sobre o SISU!

É o maior programa do país de ingresso na graduação, realizado duas vezes por ano. Para poder participar o interessado deve ter participado da última edição do ENEM e obtido, no mínimo, 450 pontos.

Quem é Bolsista do Prouni Também Pode Cursar uma Graduação pelo Sisu?

Quem é Bolsista do Prouni Também Pode Cursar uma Graduação pelo Sisu? (Imagem: Divulgação)

Não ser selecionado na chamada regular não significa que você perdeu a chance, pois muitas faculdades realizam mais de 3 chamadas especiais para lista de espera, portanto dependendo de sua classificação você pode ter chances.

Veja Como Funciona o ProUni!

Já o ProUni trata-se do Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas integrais e parciais para cursos de graduação em instituições privadas. Assim como no SISU, os interessados devem ter participado do ENEM e tirado no mínimo 450 pontos, no entanto há outros requisitos para serem cumpridos.

O interessado ainda deverá ter realizado todo o ensino médio em uma escola pública ou em uma escola privada, mas com bolsa integral. Para conseguir a bolsa integral, a renda familiar mensal não deve ser maior do que um salário mínimo e meio por pessoa.

O ProUni possui duas chamadas regulares, além da lista de espera. Ele é realizado duas vezes por ano e o seu período de inscrição inicia após o do SISU terminar.

Quem é Bolsista do Prouni Também Pode Cursar uma Graduação pelo Sisu?

Quem é Bolsista do Prouni Também Pode Cursar uma Graduação pelo Sisu? (Imagem: Divulgação)

ProUni ou Sisu?

A escolha do programa dependerá de vários fatores. Por exemplo, você terá que verificar quais são as universidades disponíveis perto de você e quais delas oferecem o curso desejado. Se houver apenas uma universidade pública que oferece, o ideal é optar pelo SISU.

No entanto, se o curso for tradicional e poder ser encontrado em grande maioria das escolas, dependerá mesmo se você está disposto a pagar pelo transporte. Além disso, se optar pelo ProUni, com certeza precisará se preocupar mais com requisitos e com a renda de sua família.