Dicas para Inscrição do Sisu 2019

O SISU 2019 está chegando e muitos estudantes se preparam para participar do processo seletivo.

Tendo duas edições por ano, o SISU é o programa mais esperado por todos, pois oferece grandes oportunidades para o ensino público superior. A seguir, confira algumas dicas para efetuar a sua inscrição no SISU 2019.

Sisu 2019 Quem Pode Participar

Sisu 2019 Quem Pode Participar. (Imagem: Divulgação)

SISU 2019

O SISU 2019 abre suas inscrições por alguns dias para que os interessados possam se inscrever usando a nota do ENEM. O sistema possui somente uma chamada regular, seguida de uma lista de espera. Para esse ano, o candidato que for selecionado na chamada regular não poderá se inscrever na lista de espera. Por outro lado, aquele que não for selecionado, poderá se inscrever para somente um dos cursos escolhidos.

SISU 2O19 Inscrição Para efetuar o SISU 2019 inscrição, é preciso acessar o site http://sisu.mec.gov.br/ a partir do dia 22 até o dia 25 de janeiro. O candidato poderá acessar o sistema informando o seu número de inscrição e a senha do ENEM. Poderá efetuar a pesquisa de vagas pelo nome do curso, da instituição ou da sua região.

Ao encontrar o curso desejado, deve conferir a quantidade de vagas e o turno, em seguida escolher por qual modalidade deseja concorrer. O mesmo procedimento deve ser feito duas vezes para que você se inscreva nos dois cursos desejados, por ordem de preferência.

Sisu

Sisu. (Imagem: Divulgação)

SISU 2019 Quem Pode Participar

O SISU 2019 é um programa destinado a todas as pessoas que desejam ingressar no ensino superior público, entretanto há alguns requisitos que devem ser cumpridos. Só podem participar aqueles que fizeram o último ENEM e obtiveram, no mínimo, 450 pontos nas provas e não zeraram a redação.

Quer saber como conseguir uma bolsa de estudos? Clique Aqui!

Esse é o requisito principal, entretanto, se a opção for concorrer por alguma das outras modalidades além da ampla concorrência, há outros. É necessário ser estudante de escola pública, por exemplo, assim como ter uma renda de até dois salários mínimos (se escolher a cota de renda baixa).

SISU 2019 Nota de Corte

A cada dia do SISU 2019 inscrição, o sistema é atualizado com as notas de corte para os cursos, ou seja, as notas mínimas para ingressar. Essas notas de corte servem apenas como base para o candidato e não significam que não serão convocados.

Este ano o MEC também liberou um sistema para que os candidatos simulem as notas de corte com dados de edições anteriores. Com esse simulador, o candidato pode ter uma noção melhor de quais suas maiores chances e assim fazer sua inscrição com consciência.

Sisu 2019 Inscrição

Sisu 2019 Inscrição. (Imagem: Divulgação)

Dicas para Inscrição do Sisu 2019

A melhor dica para se inscrever no SISU 2019 é pesquisar as vagas com antecedência. Você pode acessar o site hoje mesmo e já ficar ciente das vagas disponíveis e assim já saber para o que irá se inscrever.

Além disso, é possível usar o simulador de nota de corte liberado pelo MEC antes mesmo das inscrições abrirem para verificar os cursos que você tem mais chance de ser selecionado.