Quando sai a lista de aprovados do Sisu 2015 segundo semestre

O Ministério da Educação já anunciou a data das inscrições para a edição do meio do ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que vão de 8 a 10 de junho de 2015 e podem ser feitas pelos alunos no site oficial do programa.

Sisu 2015

O Sisu é um processo seletivo que funciona como uma porta de entrada de jovens ao ensino superior de qualidade. O processo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para testar o conhecimento dos candidatos a cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para ser aprovado, é necessário ter realizado o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Sisu 2015 segundo semestre

Após primeira etapa do Sisu, no primeiro semestre do ano, é aberta a segunda edição do Sisu 2015, que busca atender 55.571 vagas em 72 instituições públicas de ensino superior. As vagas podem ser consultadas no site oficial do programa, tendo disponibilidade em 234 cidades de 25 estados do país.

O processo selecionará estudantes para 298 carreiras em 1.564 cursos de graduação. A boa notícia é que desta vez há mais vagas do que em 2014, quando 67 instituições aderiram ao sistema e disponibilizaram 51.412 vagas.

Sisu 2015 resultado

O resultado do processo seletivo do Sisu para o segundo semestre será divulgado no dia 15 de junho, e terá apenas uma chamada. Os candidatos precisam fazer a matrícula nos dias 19, 22 e 23 de junho na instituição em que ele foi aprovado.

Quem não passar pode fazer parte da lista de espera. Para isso, basta que o aluno entre no site do Sisu entre os dias 15 e 26 de junho. Já a responsabilidade de divulgação do número de vagas disponíveis deve ser feita pelas universidades no prazo de 19 a 26 de junho no site.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Como participar

O candidato que quiser ver as vagas do segundo semestre do Sisu podem acessar o sistema que achará as vagas disponíveis para a seleção. No entanto, o candidato vai se inscrever em duas opções de vagas, escolhendo, em ordem de preferência das vagas, a instituição, o local de oferta, o curso e o turno em que ele é ministrado.

A opção escolhida pode ser alterada no sistema quantas vezes for necessário, desde que as inscrições estejam abertas. Tudo pode mudar porque o Sisu dará informações como a nota de corte de cada curso e turno, de acordo com o número total de inscritos e o número de vagas oferecidas.