SISU 2019: Tudo o que Você Precisa Saber!

O SISU 2019 é um dos maiores programas para quem deseja ingressar na universidade. Foi criado há muitos anos e o seu intuito principal é oferecer vagas no ensino público por meio da parceria com as instituições de ensino superior de nosso país.

Atualmente, grande parte das instituições públicas substituíram o vestibular tradicional pelo SISU, afinal para participar é preciso fazer o ENEM. A seguir, saiba tudo o que você precisa saber sobre o SISU 2019.

Sisu 2019 Nota de Corte

Sisu 2019 Nota de Corte. (Imagem: Divulgação)

Sisu 2019

O SISU é um sistema unificado para ingresso na universidade pública. Para poder se inscrever nele, os interessados precisam fazer o ENEM e obter pelo menos 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de não poder zerar a redação.

Isso significa que para se inscrever no SISU 2019, os interessados devem ter participado do ENEM 2018, realizado em novembro. Todos os anos o SISU é realizado em janeiro e em junho, sendo duas edições com poucos dias de inscrições.

Sisu 2019 Datas

Acompanhar as datas do SISU 2019 é essencial para que você não perca nenhuma etapa e não corra o risco de perder a sua vaga. Nesse ano, as inscrições para o SISU 2019 acontecem de 22 a 25 de janeiro. O resultado da chamada regular será liberado no dia 28 de janeiro, iniciando também nesse dia o prazo para participar da lista de espera, indo até 4 de fevereiro.

Como conseguir uma bolsa de estudos? Clique aqui e confira!

De 30 de janeiro a 4 de fevereiro as universidades realizam as matrículas dos candidatos selecionados na chamada regular. O candidato deve acessar o site da instituição e conferir o seu edital para saber exatamente o local, horário e dia que deve comparecer para se matricular. A partir do dia 7 de fevereiro inicia a convocação dos candidatos da lista de espera.

Sisu 2019 Inscrições

Para se inscrever no SISU 2019, você deve acessar o portal http://sisu.mec.gov.br/ a partir do dia 22 e pode optar por pesquisar as vagas primeiro ou ir direto fazer sua inscrição. É preciso informar o número de inscrição e a senha do ENEM, assim como conferir se seus dados de contato estão certos.

Sisu

Sisu. (Imagem: Divulgação)

Depois disso você pode pesquisar a vaga desejada, pelo nome do curso, da instituição ou da sua cidade. Ao encontrar o curso, você deve selecionar a modalidade desejada – ampla concorrência ou cotas – e assim finalizar sua inscrição. Você pode se inscrever em até dois cursos, por ordem de preferência, com o mesmo procedimento.

Sisu 2019 Edital

Ler o edital do SISU 2019 é uma boa opção para quem deseja ficar ciente de todos os detalhes sobre a edição. No edital é possível encontrar os prazos, regras, pontos importantes e muito mais. O edital do SISU 2019 pode ser encontrado no Diário Oficial da União, assim como todas as informações são liberadas no próprio site do SISU.

Sisu 2019 Mudanças

O SISU 2019 possui pouquíssimas mudanças, somente em relação à lista de espera. Até o ano passado, o candidato que quisesse, poderia desistir da sua segunda opção de curso e se inscrever na lista de espera da primeira opção, mas agora isso mudou.

Sisu 2019 Mudanças

Sisu 2019 Mudanças. (Imagem: Divulgação)

O candidato que for selecionado na chamada regular não poderá se inscrever na lista de espera para nenhum dos cursos. Entretanto, se não for selecionado, deverá escolher somente um dos cursos para se inscrever na lista de espera.

Sisu 2019 Nota de Corte

O SISU 2019 possui várias notas de corte através dos anos. O MEC liberou esse ano um simulador de nota de corte para que os candidatos possam saber em qual curso possuem mais chances de serem selecionados.