Inscrições Sisutec 2015, Primeiro Semestre

Inscrições Sisutec 2015, Primeiro Semestre

O Sisutec – Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos –  é um sistema criado e gerenciado pelo Ministério da Educação, afim de auxiliar jovens carentes a conquistarem o ensino técnico profissionalizante. O Sisutec oferece vagas em instituições públicas e privadas para cursos técnicos. Nas instituições privadas, as vagas são gratuitas.

Quem pode se inscrever no Sisutec 2015?

Podem se inscrever no Sisutec alunos que concluíram o ensino médio em escolas da rede publica ou da rede privada na condição de bolsista. O aluno deve ter realizado o Enem no ano anterior. No momento da inscrição é necessário utilizar a senha e numero de inscrição utilizados no Enem.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Instituições Sisutec 2015

Muitas  instituições privadas e públicas oferecem vagas para os cursos do Sisutec 2015.  Abaixo as instituições que fazem parte desse quadro:

Algumas instituições que oferecem vagas pelo Sisutec são:

  • Institutos Federais
  • Escolas Técnicas vinculadas às Universidade Federais
  • Rede estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac
  • Universidade Privadas
  • Escolas técnicas privadas

Sisutec 2015, Cursos técnicos gratuitos

O estudante que realizou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode solicitar vagas gratuitas em universidades públicas ou privadas e mesmo em instituições de educação profissional e tecnológica em cursos técnicos. O processo se dá duas vezes ao ano e é feito unicamente pela internet, sem custos.

Sisutec, criado em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC), faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e busca ampliar o acesso do brasileiro a cursos técnicos subsequentes. Já neste ano, o sistema ofertou gratuitamente 289.341 vagas no ensino técnico tanto nas universidades, quanto nos serviços nacionais de aprendizagem (Sistema S), presentes em 466 municípios.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação