Primeira Chamada Sisutec 2015 no primeiro semestre

Primeira Chamada Sisutec 2015 no primeiro semestre

O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos – Sisutec, foi criado pelo ministério da Educação, afim de que jovens que pertencem a famílias de baixa renda possam ingressar no mercado de trabalho através da realização de um curso técnico.

O que é o Sisutec?

O Sisutec oferece vagas em ensino técnico em instituições publicas e também particulares, sendo esta na condição de bolsista. Para participar do Sisutec o aluno deve ter concluído o Ensino Médio em escola pública e ter realizado a prova do Enem no ano anterior.

Sisutec-inscrições-calendário-03

Cursos Sisutec 2015

Técnico em logística Sisutec 2015: os alunos aprendem sobre os principais processos logísticos, como armazenamento, transporte, movimentação e distribuição.

Técnico em segurança do trabalho Sisutec 2015: curso focado em ações preventivas para prevenir acidentes de trabalho e garantir a saúde do trabalhador.

Técnico em enfermagem Sisutec 2015: os participantes descobrem como atuar na promoção de saúde e na recuperação dos pacientes.

Técnico em informática Sisutec 2015: através desse curso é possível aprender a desenvolver programas e consertar computadores.

Técnico em edificações Sisutec 2015: os participantes adquirem conhecimentos técnicos e de segurança para trabalhar nos projetos de construção civil.

Técnico em radiologia Sisutec 2015: os alunos adquirem conhecimentos necessários para realizar exames radiológicos convencionais, como mamografia e tomografia.

Técnico em eletrotécnica Sisutec 2015: curso focado nas técnicas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Técnico em redes de computadores Sisutec 2015: os alunos aprendem a instalar e configurar equipamentos em rede.

Técnico em massoterapia Sisutec 2015: ao longo das aulas, é possível aprender as principais técnicas de massagens ocidentais e orientais.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Técnico em meio ambiente Sisutec 2015: o curso prepara profissionais para coletar e interpretar dados de documentos ambientais.

Técnico em mecânica Sisutec 2015: a formação mostra como elaborar projetos de equipamentos, máquinas e ferramentas mecânicas. Também ensina como realizar manutenção.

Técnico em informática para internet Sisutec 2015: os participantes do curso aprendem as principais linguagens de programação para desenvolver sites e programas para internet.

Técnico em gerência de saúde Sisutec 2015: o curso ensina a implementar políticas públicas de saúde.

Técnico em computação gráfica Sisutec 2015: os alunos aprendem a lidar com ferramentas de modelagem, ilustração, animação e áudio.

Técnico em estética Sisutec 2015: o curso apresenta as técnicas referentes aos principais procedimentos estéticos.

Técnico em programação de jogos digitais Sisutec 2015: os participantes do curso adquirem conhecimento sobre as linguagens e programas para criar games.

Técnico em farmácia Sisutec 2015: os alunos adquirem conhecimentos para identificar, classificar e vender produtos farmacêuticos. Também aprendem sobre manipulação de fórmulas.

Técnico em análises clínicas Sisutec 2015: os participantes aprendem técnicas para realizar atividades padronizadas em laboratórios.

Técnico em eletrônica Sisutec 2015: a formação apresenta as técnicas para executar e instalar sistemas eletrônicos. Também habilita os alunos para realizar testes e consertos.

Técnico em cuidados de idosos Sisutec 2015: o curso forma profissionais capazes de cuidar do bem-estar, da higiene e da saúde dos idosos.

Técnico em química Sisutec 2015: os alunos aprendem como realizar os principais processos laboratoriais, como amostragens e análises químicas.

Técnico em manutenção e suporte em informática Sisutec 2015: curso focado na manutenção de equipamentos de informática. Os alunos aprendem como identificar os problemas dos computadores e repará-los.

Técnico em desenho de construção civil Sisutec 2015: os alunos adquirem conhecimentos para interpretar e elaborar projetos construtivos.

Técnico em nutrição e dietética Sisutec 2015: os participantes do curso aprendem como garantir a qualidade dos alimentos e do preparo das refeições.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Vagas remasnescentes Sisutec

Caso as duas chamadas do Sisutec não preencham todas as oportunidades oferecidas, o sistema passa a ofertar vagas remanescentes. Todas as pessoas podem se candidatar, sem a necessidade de ter feito o Enem 2014. O processo seletivo é realizado através do site do Pronatec.

As instituições que oferecem vagas pelo Sisutec são:

  • Institutos Federais
  • Escolas Técnicas vinculadas às Universidade Federais
  • Rede estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai
  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac
  • Universidade Privadas
  • Escolas técnicas privadas